Dinâmica da pedagogia interactiva: Um estudo das práticas pedagógicas na escola secundária X, em Nampula

Autores

  • Lázaro Sairosse Mujange Faculdade de Educação e Comunicação, Universidade Católica de Moçambique, Nampula, Moçambique https://orcid.org/0009-0001-6410-2677

DOI:

https://doi.org/10.34630/sensos-e.v12i3.6283

Palavras-chave:

Pedagogia interactiva, Gestão da sala de aula, Práticas pedagógicas, Escola Secundária X, Nampula

Resumo

O artigo que se apresenta analisa a dinâmica das práticas pedagógicas desenvolvidas na Escola Secundária X, em Nampula, à luz dos princípios da pedagogia interactiva, com o objectivo de identificar os principais avanços e obstáculos à sua implementação. Adoptou-se uma abordagem mista, com a aplicação de questionários a uma amostra de 136 participantes, num universo de 33 professores e 206 alunos da escola. A amostra é composta por 30 professores — incluindo o coordenador pedagógico — e 106 alunos, representando 91% dos professores e 56% dos alunos da escola. Além disso, realizou-se também uma entrevista ao coordenador pedagógico da escola, bem como observações em salas de aula. Os dados foram organizados em três categorias analíticas: (1) o papel do professor na gestão da sala de aula; (2) a formação docente e a inovação pedagógica; e (3) as estratégias pedagógicas centradas no aluno e na participação activa. A técnica de análise de conteúdo foi o instrumento utilizado para o tratamento dos dados. Os resultados da investigação indicam que a pedagogia interactiva ainda não se encontra consolidada no contexto das actividades lectivas da escola analisada. Os professores continuam a adoptar um ensino baseado no modelo tradicional, em que os alunos não são considerados agentes activos no processo lectivo.

Downloads

Publicado

2025-10-30

Como Citar

Mujange, L. S. (2025). Dinâmica da pedagogia interactiva: Um estudo das práticas pedagógicas na escola secundária X, em Nampula. Sensos-e, 12(3), 17–28. https://doi.org/10.34630/sensos-e.v12i3.6283