O uso de materiais manipuláveis para o desenvolvimento do sentido de número e competências de cálculo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34630/sensos-e.v12i3.6071

Palavras-chave:

Material manipulável, Comunicação matemática, Sentido de número

Resumo

A presente investigação procurou compreender o impacto da utilização de materiais manipuláveis no desenvolvimento do sentido de número e do cálculo mental em alunos do 1.º ano de escolaridade. Inserido numa abordagem de investigação-ação, o estudo foi desenvolvido com uma turma de 18 alunos, ao longo de três semanas. A intervenção baseou-se numa sequência de tarefas que envolveram o uso da moldura do 10, colar de contas e cartões de pontos, promovendo a representação, decomposição aditiva de números e resolução de problemas. Os dados recolhidos através de observações, produções dos alunos e pré e pós-testes revelaram progressos na utilização de estratégias cognitivamente mais eficientes. Verificou-se a transição de estratégias baseadas na contagem para outras mais flexíveis e estruturadas, evidenciando uma evolução no desenvolvimento do sentido de número. Os resultados reforçam o valor pedagógico dos materiais manipuláveis, quando integrados em práticas intencionais e reflexivas.

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Publicado

2025-10-30

Como Citar

Pinto, H., Silva, N., & Maia, A. (2025). O uso de materiais manipuláveis para o desenvolvimento do sentido de número e competências de cálculo. Sensos-e, 12(3), 29–43. https://doi.org/10.34630/sensos-e.v12i3.6071