O uso de materiais manipuláveis para o desenvolvimento do sentido de número e competências de cálculo
DOI:
https://doi.org/10.34630/sensos-e.v12i3.6071Palavras-chave:
Material manipulável, Comunicação matemática, Sentido de númeroResumo
A presente investigação procurou compreender o impacto da utilização de materiais manipuláveis no desenvolvimento do sentido de número e do cálculo mental em alunos do 1.º ano de escolaridade. Inserido numa abordagem de investigação-ação, o estudo foi desenvolvido com uma turma de 18 alunos, ao longo de três semanas. A intervenção baseou-se numa sequência de tarefas que envolveram o uso da moldura do 10, colar de contas e cartões de pontos, promovendo a representação, decomposição aditiva de números e resolução de problemas. Os dados recolhidos através de observações, produções dos alunos e pré e pós-testes revelaram progressos na utilização de estratégias cognitivamente mais eficientes. Verificou-se a transição de estratégias baseadas na contagem para outras mais flexíveis e estruturadas, evidenciando uma evolução no desenvolvimento do sentido de número. Os resultados reforçam o valor pedagógico dos materiais manipuláveis, quando integrados em práticas intencionais e reflexivas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Helena Pinto, Nuno Silva, Ana Maia

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.