O glossário virtual colaborativo no ensino da Literatura Medieval Galego-Portuguesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34630/sensos-e.v12i2.5949

Palavras-chave:

Glossário virtual colaborativo, Retórica, Literatura medieval galego-portuguesa, Campus virtual, Inovação didática

Resumo

Este artigo parte das dificuldades sentidas atualmente pelo alunado universitário de literatura medieval galego-portuguesa no estudo e conhecimento da retórica, que neste caso tem como resposta didática a criação de um glossário virtual colaborativo graças às possibilidades oferecidas pelo Campus Virtual da disciplina, uma ferramenta de aprendizagem através da qual os alunos conhecerão e saberão definir e identificar os principais termos retóricos e poéticos, especialmente os relacionados com o trovadorismo galego-português.

O glossário foi concebido para ser construído sequencialmente pelos estudantes que, em pequenos grupos, iniciam um trabalho que depois é partilhado com o resto da turma, abrindo-se à interação conjunta através de comentários e exemplos.

Como veremos nas páginas seguintes, esta atividade contempla não só objetivos educativos muito relevantes para a sua formação ou para o desenvolvimento de competências como a investigação, a pesquisa bibliográfica ou, entre outras, o trabalho com bases de dados, mas também elementos essenciais da aprendizagem cooperativa como a responsabilização pessoal, a interdependência positiva entre os membros do grupo, a corresponsabilização por tarefas coletivas ou a reflexão sobre o trabalho de grupo.

Downloads

Publicado

2025-06-29

Como Citar

Eirín, L. (2025). O glossário virtual colaborativo no ensino da Literatura Medieval Galego-Portuguesa. Sensos-e, 12(2), 41–50. https://doi.org/10.34630/sensos-e.v12i2.5949