Além do conhecimento: Redescobrindo os sentidos comunitários através da Metodologia de Investigação-Ação Participativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34630/sensos-e.v11i3.5767

Palavras-chave:

Investigação-ação participativa, Educação e intervenção social, Participação, Rede de apoio comunitária

Resumo

O presente artigo visa dar a conhecer o processo de desenvolvimento do projeto “Ponte Amiga”. Trata-se de um projeto de educação e intervenção social, orientado pela metodologia de Investigação-Ação Participativa e que contou com a participação de um grupo de moradores/as de um bairro de habitação social localizado na região norte do país. Este projeto teve como finalidade: intensificar a rede de apoio comunitária no Bairro Ponte Amiga. Para que fosse possível alcançá-la, foram definidos objetivos gerais e específicos, assim como o desenvolvimento de três ações centradas nas necessidades de: criação de uma rede de voluntários; maior apoio emocional à população idosa; desenvolvimento e reforço das relações de vizinhança; estabelecimento de relações de confiança; maior valorização dos interesses das pessoas; e aumento da participação nos processos de tomada de decisão.

Através do desenvolvimento do projeto, pretende-se, ainda, refletir acerca do desenvolvimento de projetos de Investigação-Ação Participativa em espaços comunitários.

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Publicado

2024-12-26

Como Citar

Pereira, L. (2024). Além do conhecimento: Redescobrindo os sentidos comunitários através da Metodologia de Investigação-Ação Participativa. Sensos-e, 11(3), 18–25. https://doi.org/10.34630/sensos-e.v11i3.5767