Além do conhecimento: Redescobrindo os sentidos comunitários através da Metodologia de Investigação-Ação Participativa
DOI:
https://doi.org/10.34630/sensos-e.v11i3.5767Palavras-chave:
Investigação-ação participativa, Educação e intervenção social, Participação, Rede de apoio comunitáriaResumo
O presente artigo visa dar a conhecer o processo de desenvolvimento do projeto “Ponte Amiga”. Trata-se de um projeto de educação e intervenção social, orientado pela metodologia de Investigação-Ação Participativa e que contou com a participação de um grupo de moradores/as de um bairro de habitação social localizado na região norte do país. Este projeto teve como finalidade: intensificar a rede de apoio comunitária no Bairro Ponte Amiga. Para que fosse possível alcançá-la, foram definidos objetivos gerais e específicos, assim como o desenvolvimento de três ações centradas nas necessidades de: criação de uma rede de voluntários; maior apoio emocional à população idosa; desenvolvimento e reforço das relações de vizinhança; estabelecimento de relações de confiança; maior valorização dos interesses das pessoas; e aumento da participação nos processos de tomada de decisão.
Através do desenvolvimento do projeto, pretende-se, ainda, refletir acerca do desenvolvimento de projetos de Investigação-Ação Participativa em espaços comunitários.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Lídia Pereira
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.