Pelo caminho da investigação-ação participativa numa escola - O projeto “Quando é que 25 é igual a 1?”
DOI:
https://doi.org/10.34630/sensos-e.v11i3.5761Palavras-chave:
Projeto, Investigação-ação participativa, Intervenção psicossocial, Educação, DesenvolvimentoResumo
Em tempos de rápidas transformações sociais, a educação terá de se adaptar e responder aos novos desafios, na direção certa para a salvaguarda dos direitos de todas as pessoas. Este processo exige que a intervenção no contexto escolar valorize uma aprendizagem participativa, cooperativa, reflexiva e sócio-crítica, que vise promover o desenvolvimento da escola, dos/as alunos/as e das comunidades, assim como contribuir para o crescimento e a valorização dos/as profissionais.
Alinhada com estes pressupostos, a investigação-ação participativa (IAP) surge como especialmente importante para o desenvolvimento de projetos nas escolas, pelo envolvimento de todos os sujeitos participantes e crença na capacidade de cada um de transformar a realidade. O projeto de educação e intervenção social “Quando é que 25 é igual a 1?” (Gonçalves, 2022) foi orientado metodologicamente pela IAP e construído com os/as alunos/as de uma turma do 1.º ciclo, permitindo que todos/as os/as participantes se tornassem mais reflexivos/as, interventivos/as e colaborativos/as. Como resultados do projeto, melhoraram as relações interpessoais, o grupo tornou-se mais coeso e inclusivo. Além disso, o projeto aumentou a consciência ambiental de estudantes e profissionais.
Neste artigo faz-se a apresentação do projeto e das ações desenvolvidas, bem como uma reflexão sobre os processos e resultados alcançados.
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