Manuais digitais na aula de Matemática: implementação numa turma de 5.º ano de escolaridade

Autores

  • Olga Seabra Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto, Portugal; Agrupamento de Escolas de Valongo https://orcid.org/0009-0003-8669-0670

DOI:

https://doi.org/10.34630/sensos-e.v12i1.5657

Palavras-chave:

Manuais digitais, E-manuais, Inovação, Envolvimento, Vantagens, Desvantagens

Resumo

A utilização de manuais digitais na sala de aula representa uma transformação significativa no processo de ensino e aprendizagem. Esta abordagem inovadora pretende aproveitar as potencialidades da tecnologia para exponenciar a experiência educacional. Dentre os benefícios, destaca-se a interatividade proporcionada pelos manuais digitais, que incorporam elementos multimédia, como vídeos e simulações, tornando a aprendizagem mais dinâmica e envolvente. No entanto, a sua utilização não reúne consenso, tanto na classe docente como nos alunos.

Com a implementação dos manuais digitais na sala de aula, surgiu uma oportunidade de realizar esta investigação, que contou com a participação de 19 alunos de uma turma de 5.º ano de escolaridade de uma escola de Valongo, onde se tentou perceber de que forma os alunos encaravam esta nova realidade, apontando as vantagens e desvantagens da sua utilização.

A investigação é um estudo de caso, de natureza qualitativa, foram recolhidas notas de campo, produções escritas e respostas a um inquérito por questionário realizado aos alunos. Os dados obtidos revelaram tanto vantagens, como desvantagens na utilização dos manuais digitais. Como vantagens, temos por exemplo, os inúmeros e diversificados recursos disponíveis para professores e alunos. Mas são apontadas, também, desvantagens, uma delas a dificuldade em aceder à internet.

Downloads

Publicado

2025-04-07

Como Citar

Seabra, O. (2025). Manuais digitais na aula de Matemática: implementação numa turma de 5.º ano de escolaridade. Sensos-e, 12(1), 60–67. https://doi.org/10.34630/sensos-e.v12i1.5657