Modelos híbridos de análise da imagem, uma experiência pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.34630/sensos-e.v11i2.5605Palavras-chave:
Análise de imagem, Semiologia, Hibridismo, Design, EnsinoResumo
O artigo apresenta uma prática de campo realizada como parte da pesquisa de doutorado em andamento no Laboratório de Design de Histórias (Dhis) do Departamento de Artes e Design da PUC-Rio. A dinâmica aconteceu na disciplina Ilustração para Narrativa Ficcional, na graduação em Design da PUC-Rio em 2021 e objetivava apresentar para os alunos o método híbrido de análise de imagem por meio de exposição dos conceitos e prática em aula. A teoria que sustenta a experiência é a Semiologia da Realidade, de Pasolini (1981), apresentada como um método semiológico para análise de contextos complexos, multissensoriais e multimodais. Por se tratar de um modelo de análise que atravessa diferentes níveis da realidade, traz consigo a noção de hibridismo.
Como resultado da experiência, compreendeu-se que há uma fragilidade quanto ao acesso a métodos conhecidos de análise de imagem. Por isso, os alunos têm dificuldade para elaborar análises híbridas e, consequente, leituras críticas. Reduzir essa lacuna e promover a literacia midiática faz parte de uma agenda de medidas a favor da sustentabilidade comunicacional para uma lógica ética e responsável para a produção cultural.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Fernanda de Morais Machado, Miguel Carvalho, Nilton G. Gamba Junior
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.