Modelos híbridos de análise da imagem, uma experiência pedagógica

Autores

  • Fernanda de Morais Machado Departamento de Artes & Design, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil https://orcid.org/0000-0002-5225-2686
  • Miguel Carvalho Departamento de Artes & Design, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil https://orcid.org/0000-0003-2680-4333
  • Nilton G. Gamba Junior Departamento de Artes & Design, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.34630/sensos-e.v11i2.5605

Palavras-chave:

Análise de imagem, Semiologia, Hibridismo, Design, Ensino

Resumo

O artigo apresenta uma prática de campo realizada como parte da pesquisa de doutorado em andamento no Laboratório de Design de Histórias (Dhis) do Departamento de Artes e Design da PUC-Rio. A dinâmica aconteceu na disciplina Ilustração para Narrativa Ficcional, na graduação em Design da PUC-Rio em 2021 e objetivava apresentar para os alunos o método híbrido de análise de imagem por meio de exposição dos conceitos e prática em aula. A teoria que sustenta a experiência é a Semiologia da Realidade, de Pasolini (1981), apresentada como um método semiológico para análise de contextos complexos, multissensoriais e multimodais. Por se tratar de um modelo de análise que atravessa diferentes níveis da realidade, traz consigo a noção de hibridismo.

Como resultado da experiência, compreendeu-se que há uma fragilidade quanto ao acesso a métodos conhecidos de análise de imagem. Por isso, os alunos têm dificuldade para elaborar análises híbridas e, consequente, leituras críticas. Reduzir essa lacuna e promover a literacia midiática faz parte de uma agenda de medidas a favor da sustentabilidade comunicacional para uma lógica ética e responsável para a produção cultural.

Downloads

Publicado

2024-06-26

Como Citar

Machado, F. de M., Carvalho, M., & Junior, N. G. G. (2024). Modelos híbridos de análise da imagem, uma experiência pedagógica. Sensos-e, 11(2), 29–44. https://doi.org/10.34630/sensos-e.v11i2.5605