Mindfulness e satisfação com a profissão como preditores de bem-estar docente

Autores

  • Andreia Espain inED - Centro de Investigação e Inovação em Educação; Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto; Associação Mente de Principiante, Maia
  • Silvana Martins ProChild CoLAB Against Poverty and Social Exclusion – Association, Guimarães; UICISA:E - Health Sciences Research Unit: Nursing; Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
  • Diana Oliveira Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro; CIDTFF - Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Aveiro
  • Anabela Pereira Departamento de Psicologia, Universidade de Évora; CIEP-EU - Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Universidade de Évora

DOI:

https://doi.org/10.34630/sensos-e.v10i3.5357

Palavras-chave:

Mindfulness, Bem-estar psicológico, Satisfação com a profissão, Docentes

Resumo

A carreira docente é reconhecida como das mais sujeitas a stress e desgaste emocional. Este estudo teve como objetivos descrever os níveis de bem-estar, mindfulness e satisfação com a profissão docente dos docentes portugueses; analisar a relação entre bem-estar, mindfulness e satisfação com a profissão docente; e identificar a capacidade preditiva do mindfulness e da satisfação com a profissão docente para o bem-estar docente. Realizou-se um estudo quantitativo, descritivo e correlacional, com a participação de 734 professores (89.1% do sexo feminino). Os dados foram recolhidos online, através do questionário de dados sociodemográficos e socioprofissionais, da escala de satisfação com a profissão, da escala de bem-estar psicológico (EMMBEP) e da escala de mindfulness (PHLMS). Os resultados do estudo demonstraram a existência de scores médios na perceção de bem-estar. Verificou-se que a consciência e a satisfação com a profissão se assumiram como preditores positivos do bem-estar docente, enquanto que a aceitação demonstrou ser um preditor negativo. Conclui-se que a satisfação com a profissão está relacionada com a perceção de bem-estar psicológico dos docentes desta amostra. Também as práticas de mindfulness têm implicações na perceção do bem-estar psicológico, sendo que a consciência contribuiu positivamente para esse bem-estar, enquanto que a dimensão aceitação demonstrou ser um preditor negativo. O conhecimento relativo à forma como as variáveis aqui estudadas têm impacto na perceção de bem-estar psicológico torna-se relevante para o desenho de intervenções mais ajustadas às necessidades dos docentes.

Downloads

Publicado

2023-11-27

Como Citar

Espain, A., Martins, S., Oliveira, D., & Pereira, A. (2023). Mindfulness e satisfação com a profissão como preditores de bem-estar docente. Sensos-e, 10(3), 71–88. https://doi.org/10.34630/sensos-e.v10i3.5357