Atividades STEAM e robótica na Educação Pré-Escolar
DOI:
https://doi.org/10.34630/sensos-e.v11i2.5121Palavras-chave:
STEAM, Robótica, Matemática, Aprendizagem enriquecida por tecnologia, Atividades experimentaisResumo
Este artigo apresenta um estudo que teve como objetivo perceber o potencial da introdução da robótica como forma de promover o envolvimento de um grupo de crianças da Educação Pré-Escolar na construção de conhecimento relacionado com áreas STEAM. Utilizou-se uma metodologia qualitativa com recolha dos dados predominantemente descritiva através de um diário de bordo e recolha de material. Com a análise dos dados percebemos que as crianças precisam de tocar, manipular e experimentar para entender um determinado assunto. As atividades STEAM promoveram essa interação, a curiosidade e a criatividade. A reflexão conseguida pelos educadores em torno destas atividades levou-os a criar estratégias pedagógicas diferentes das habituais, capazes de estabelecer a ligação entre as áreas STEAM. Concluímos que a introdução de atividades STEAM de robótica na Educação Pré-Escolar pode trazer várias vantagens para as crianças na medida em que promove o desenvolvimento de competências cognitivas e motoras, estimula a curiosidade e o interesse pelas áreas STEAM, promove a comunicação e a aprendizagem colaborativa entre as crianças. A introdução da robótica na Educação Pré-Escolar potência o desenvolvimento de competências cognitivas e motoras, estimula a curiosidade, o interesse das crianças pela tecnologia, promove a aprendizagem colaborativa e a comunicação entre as crianças.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Sara Cruz, Alexandre Torres
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.