Atividades STEAM e robótica na Educação Pré-Escolar

Autores

  • Sara Cruz 2Ai - Laboratório de Inteligência Artificial Aplicada, Escola Superior de Tecnologia, Instituto Politécnico do Cávado e do Ave; InED - Centro de Investigação e Inovação em Educação, Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto; CIED - Centro de Investigação em Educação, Instituto de Educação, Universidade do Minho https://orcid.org/0000-0002-9918-9290
  • Alexandre Torres CIED - Centro de Investigação em Educação, Instituto de Educação, Universidade do Minho https://orcid.org/0000-0002-2448-8712

DOI:

https://doi.org/10.34630/sensos-e.v11i2.5121

Palavras-chave:

STEAM, Robótica, Matemática, Aprendizagem enriquecida por tecnologia, Atividades experimentais

Resumo

Este artigo apresenta um estudo que teve como objetivo perceber o potencial da introdução da robótica como forma de promover o envolvimento de um grupo de crianças da Educação Pré-Escolar na construção de conhecimento relacionado com áreas STEAM. Utilizou-se uma metodologia qualitativa com recolha dos dados predominantemente descritiva através de um diário de bordo e recolha de material. Com a análise dos dados percebemos que as crianças precisam de tocar, manipular e experimentar para entender um determinado assunto. As atividades STEAM promoveram essa interação, a curiosidade e a criatividade. A reflexão conseguida pelos educadores em torno destas atividades levou-os a criar estratégias pedagógicas diferentes das habituais, capazes de estabelecer a ligação entre as áreas STEAM. Concluímos que a introdução de atividades STEAM de robótica na Educação Pré-Escolar pode trazer várias vantagens para as crianças na medida em que promove o desenvolvimento de competências cognitivas e motoras, estimula a curiosidade e o interesse pelas áreas STEAM, promove a comunicação e a aprendizagem colaborativa entre as crianças. A introdução da robótica na Educação Pré-Escolar potência o desenvolvimento de competências cognitivas e motoras, estimula a curiosidade, o interesse das crianças pela tecnologia, promove a aprendizagem colaborativa e a comunicação entre as crianças.

Downloads

Publicado

2024-06-26

Como Citar

Cruz, S., & Torres, A. (2024). Atividades STEAM e robótica na Educação Pré-Escolar. Sensos-e, 11(2), 3–14. https://doi.org/10.34630/sensos-e.v11i2.5121