A “Aventura MindSerena” com estudantes de Ensino Superior: Um estudo de adaptação de um Programa Baseado em Mindfulness
DOI:
https://doi.org/10.34630/sensos-e.v10i3.5015Palavras-chave:
Mindfulness, Ensino superior, Ensino a distância, Jovens adultosResumo
O presente artigo descreve a adaptação do programa Aventura MindSerena, inicialmente desenhado para o ensino básico, para estudantes do ensino superior. Este programa constitui um componente do modelo MindSerena, baseado nos princípios do Mindfulness e do desenvolvimento sustentável. Participaram no programa, 6 estudantes da Escola Superior de Saúde, do Instituto Politécnico de Setúbal. O programa teve a duração de oito semanas e decorreu pela via online. Para avaliação do seu efeito, recorreu-se a uma metodologia qualitativa, usando entrevistas semi-estruturadas, respondidas por escrito. Os resultados preliminares apontam para mudanças nas atitudes das participantes, demonstrando uma abordagem mais humanizada e tolerante, em relação a si próprias e aos demais. Salienta-se, também, o aumento da consciência da necessidade de preservar o meio ambiente e de edificar uma cultura ecológica e contemplativa. Deste trabalho emergem indicações para a aplicação do Programa Aventura MindSerena no referido contexto, sendo discutidas implicações dos resultados para investigações futuras.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Helena Fernandes, Albertina Lima de Oliveira, Cristina Quadros, Patrícia Mano
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.