A “Aventura MindSerena” com estudantes de Ensino Superior: Um estudo de adaptação de um Programa Baseado em Mindfulness

Autores

  • Helena Fernandes Escola Superior de Saúde, Instituto Politécnico de Setúbal https://orcid.org/0000-0001-7258-5464
  • Albertina Lima de Oliveira Faculdade de Psicologia e de Ciências de Educação, Universidade de Coimbra; CEIS20 - Centro de Estudos Interdisciplinares, Universidade de Coimbra; IIIUC - Instituto de Investigação Interdisciplinar, Universidade de Coimbra https://orcid.org/0000-0001-9521-528X
  • Cristina Quadros Associação Conhecer-se https://orcid.org/0009-0004-5330-2480
  • Patrícia Mano Associação Conhecer-se

DOI:

https://doi.org/10.34630/sensos-e.v10i3.5015

Palavras-chave:

Mindfulness, Ensino superior, Ensino a distância, Jovens adultos

Resumo

O presente artigo descreve a adaptação do programa Aventura MindSerena, inicialmente desenhado para o ensino básico, para estudantes do ensino superior. Este programa constitui um componente do modelo MindSerena, baseado nos princípios do Mindfulness e do desenvolvimento sustentável. Participaram no programa, 6 estudantes da Escola Superior de Saúde, do Instituto Politécnico de Setúbal. O programa teve a duração de oito semanas e decorreu pela via online. Para avaliação do seu efeito, recorreu-se a uma metodologia qualitativa, usando entrevistas semi-estruturadas, respondidas por escrito. Os resultados preliminares apontam para mudanças nas atitudes das participantes, demonstrando uma abordagem mais humanizada e tolerante, em relação a si próprias e aos demais. Salienta-se, também, o aumento da consciência da necessidade de preservar o meio ambiente e de edificar uma cultura ecológica e contemplativa. Deste trabalho emergem indicações para a aplicação do Programa Aventura MindSerena no referido contexto, sendo discutidas implicações dos resultados para investigações futuras.

Biografias Autor

Helena Fernandes, Escola Superior de Saúde, Instituto Politécnico de Setúbal

 

Albertina Lima de Oliveira, Faculdade de Psicologia e de Ciências de Educação, Universidade de Coimbra; CEIS20 - Centro de Estudos Interdisciplinares, Universidade de Coimbra; IIIUC - Instituto de Investigação Interdisciplinar, Universidade de Coimbra

Albertina Lima de Oliveira is an Assistant Professor at the University of Coimbra, Faculty of Psychology and Educational Sciences (UC-FPCE), holding a PhD in Educational Sciences, with specialization in Permanent Education and Adult Training. She is currently the scientific coordinator of the Mindserena educational program, based on mindfulness approaches; an integrated researcher at the UC Centre for Interdisciplinary Studies (CEIS20), and Associate Editor of the Revista Portuguesa de Pedagogia. She has participated and scientifically coordinated several research projects, including the "Socio-emotional Learning - Mindfulness in Educational Context" Project (2018-2020), and the "Happy@UC - UC Campus Happiness" Project (2020-2021). She currently participates in the European project "Beyond The Limits: Developing Entrepreneurship via Creativity in Schools" and in the national project "Study of the biocultural determinants of longevity in the population of the district of Coimbra". Recently she has coordinated the Master in "Adult Education and Training and Community Intervention" at UC-FPCE (2018-2021). She has numerous international and national publications (articles, book chapters, book editions, books) in the fields of Adult Education, Higher Education, Educational Gerontology, Mindfulness and Teacher Training. She has supervised/co-supervised more than 60 master's, doctoral and post-doctoral dissertations/theses and presented more than a 100 communications at national and international scientific events. She was part of the team that received the "Santander-UC Pedagogical Innovation" award (Happy@UC project - UC Campus Happiness Program), in 2020, and she is the author/co-author of 3 chapters in the "Qualitative Research in Education Manual", published by the University of Coimbra Press, that received the awarded "Biannual Book in Spanish or Portuguese ICQI Award 2016 - best book in Spanish or Portuguese contribution to Qualitative Inquiry" (United States of America).

Downloads

Publicado

2023-11-27

Como Citar

Fernandes, H., de Oliveira, A. L., Quadros, C., & Mano, P. (2023). A “Aventura MindSerena” com estudantes de Ensino Superior: Um estudo de adaptação de um Programa Baseado em Mindfulness. Sensos-e, 10(3), 13–26. https://doi.org/10.34630/sensos-e.v10i3.5015