Formulação de problemas numa turma de 4.º ano de escolaridade

Autores

  • Joana Faria Grande Colégio Universal
  • Daniela Mascarenhas Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto; InED - Centro de Investigação e Inovação em Educação https://orcid.org/0000-0001-5854-536X
  • Nuno Miguel Silva Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto; Agrupamento de Escolas D. Pedro IV – Vila do Conde https://orcid.org/0000-0001-5298-9090
  • Paula Quadros-Flores Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto; InED - Centro de Investigação e Inovação em Educação

DOI:

https://doi.org/10.34630/sensos-e.v11i2.5007

Palavras-chave:

Formulação de problemas, Resolução de problemas, Números e operações

Resumo

Neste artigo será apresentada uma investigação relativa à formulação de problemas, utilizando a estratégia “aceitando os dados”, no âmbito do domínio Números e Operações, no 4.º ano.

Trata-se de uma unidade didática, que pretendeu compreender “Quais os benefícios da formulação de problemas na aprendizagem dos alunos do 4.º ano?”. Para tal, foi seguida uma metodologia de carácter misto, tendo-se desenvolvido o estudo com 19 alunos do 4.º ano de escolaridade, de idades compreendidas entre os 9 e os 11 anos.

A unidade didática aplicada englobou cinco situações formativas, nas quais se promoveram tarefas de formulação de problemas, através da aceitação de dados. Relevou-se a articulação de saberes como alavanca para uma aprendizagem significativa, sendo que foi utilizada a área do português como estimulador desafiante da comunicação matemática provocando múltiplas aprendizagens associadas à elaboração de enunciados com sentido.

Após as situações formativas, verificou-se uma melhoria significativa sobretudo na capacidade de formular problemas escritos, de os entender e interpretar, beneficiando de forma direta o raciocínio matemático, a comunicação matemática e a resolução de problemas.

Downloads

Publicado

2024-06-26

Como Citar

Faria, J., Mascarenhas, D., Silva, N. M., & Quadros-Flores, P. (2024). Formulação de problemas numa turma de 4.º ano de escolaridade. Sensos-e, 11(2), 15–28. https://doi.org/10.34630/sensos-e.v11i2.5007