Inovar a Educação com o pensamento computacional: Uma experiência didática no 4.º ano de escolaridadeInovar a Educação com o Pensamento Computacional

Autores

  • Mariana Sousa Santos Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto
  • Paula Quadros-Flores Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto; inED - Centro de Investigação e Inovação em Educação
  • Dárida Fernandes Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto; inED - Centro de Investigação e Inovação em Educação
  • Daniela Mascarenhas Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto; inED - Centro de Investigação e Inovação em Educação

DOI:

https://doi.org/10.34630/sensos-e.v10i2.4920

Palavras-chave:

Pensamento computacional, Interdisciplinaridade, Resolução de problemas, Literacia digital

Resumo

Ensinar a pensar de forma crítica e criativa é atualmente um pilar fundamental da formação e da participação cívica. A investigação partiu da questão “Como ensinar a pensar usando fundamentos de pensamento computacional?”. Tendo por base um desenho interdisciplinar, o estudo baseou-se numa metodologia com caraterísticas de investigação-ação uma vez que o investigador estava intimamente ligado à ação e à vontade de se envolver na transformação das práticas no contexto educativo da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. O estudo envolveu 22 crianças do 4.º ano de escolaridade de uma escola da Área Metropolitana do Porto. Para a recolha de dados utilizou-se uma metodologia mista com caraterísticas de Investigação-Ação. Nesse sentido, além de outros instrumentos, deu-se relevo a uma escala de avaliação adaptada de Özgen Korkmaz. Os resultados revelam que o pensamento computacional, aliado a um processo colaborativo e interdisciplinar, promove o pensamento abstrato e fomenta o interesse e o envolvimento dos alunos no processo de resolução de problemas estimulando diversas capacidades pessoais e sociais.

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Publicado

2023-06-27

Como Citar

Santos, M. S., Quadros-Flores , P., Fernandes, D., & Mascarenhas, D. (2023). Inovar a Educação com o pensamento computacional: Uma experiência didática no 4.º ano de escolaridadeInovar a Educação com o Pensamento Computacional. Sensos-e, 10(2), 49–66. https://doi.org/10.34630/sensos-e.v10i2.4920