Retrato da promoção do Pensamento Computacional no contexto português: os projetos à escala nacional, meia década de projetos
DOI:
https://doi.org/10.34630/sensos-e.v10i2.4913Resumo
A origem da investigação sobre o ensino de conceitos básicos de programação na educação básica é uma realidade que nos remete para os anos 60 do século XX, bem como as bases das teorias do “aprender programando” um computador. A utilização de linguagens de programação permite, entre outras coisas, criar oportunidades para que os alunos não sejam meros consumidores, mas criadores. Assim, este artigo apresenta os principais projetos desenvolvidos a nível nacional que tiveram ou têm como objetivo promover o uso da programação e o desenvolvimento do pensamento computacional em alunos do Ensino Básico português.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 João Vítor Torres, Maria José Loureiro, Filipe T. Moreira
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.