Retrato da promoção do Pensamento Computacional no contexto português: os projetos à escala nacional, meia década de projetos

Autores

  • João Vítor Torres Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal https://orcid.org/0000-0002-9995-4511
  • Maria José Loureiro ccTICua - Centro de Competência TIC da Universidade de Aveiro; CIDTFF - Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores https://orcid.org/0000-0003-3265-5311
  • Filipe T. Moreira Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto; DigiMedia – Digital Media and Interaction Research Centre https://orcid.org/0000-0002-3461-9827

DOI:

https://doi.org/10.34630/sensos-e.v10i2.4913

Resumo

A origem da investigação sobre o ensino de conceitos básicos de programação na educação básica é uma realidade que nos remete para os anos 60 do século XX, bem como as bases das teorias do “aprender programando” um computador. A utilização de linguagens de programação permite, entre outras coisas, criar oportunidades para que os alunos não sejam meros consumidores, mas criadores. Assim, este artigo apresenta os principais projetos desenvolvidos a nível nacional que tiveram ou têm como objetivo promover o uso da programação e o desenvolvimento do pensamento computacional em alunos do Ensino Básico português.

Downloads

Publicado

2023-06-27

Como Citar

Torres, J. V., Loureiro, M. J., & Moreira, F. T. (2023). Retrato da promoção do Pensamento Computacional no contexto português: os projetos à escala nacional, meia década de projetos. Sensos-e, 10(2), 38–48. https://doi.org/10.34630/sensos-e.v10i2.4913