Olhares de professores sobre as mudanças/continuidades no ensino superior português: Perspetivas comuns e específicas a três realidades institucionais

Autores

  • Sofia Veiga Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto; inED– Centro de Investigação e Inovação em Educação
  • Helena Lopes Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
  • Sofia Castanheira Pais Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto

DOI:

https://doi.org/10.34630/sensose.v10i1.4881

Palavras-chave:

Ensino Superior, Mudanças, Continuidades, Processo de ensino-aprendizagem

Resumo

A transformação do Ensino Superior (ES) é inequívoca, nomeadamente ao nível das políticas e condições de acesso a este nível de ensino, do processo de ensino-aprendizagem, dos papeis e identidades de docentes e discentes, criando novas oportunidades e desafios que exigem uma reinvenção constante das Instituições de Ensino Superior (IES). Mobilizando uma metodologia de carácter qualitativa, o presente artigo visa espelhar as perspetivas convergentes de professores com mais de 20 anos de docência sobre as continuidades e mudanças que aconteceram no ES nas últimas décadas, assim como as visões específicas que decorrem das realidades institucionais às quais estão afetos. Realizaram-se três grupos de discussão focalizada (Ntotal = 19) em três IES. Os dados foram tratados, usando-se como método a análise temática. Como principais transformações, surgem a massificação e democratização do ES, com reflexos na relação e práticas pedagógicas, na estruturação e avaliação curriculares, na qualidade da produção científica. Quanto ao futuro, surge a digitalização da educação e adaptação das práticas pedagógicas e de avaliação às novas tecnologias e modalidades de ensino. Em duas das IES é colocado um maior enfoque nas questões curriculares, pedagógicas e de aprendizagem dos/as estudantes. Na terceira IES ressaltou-se sobretudo as transformações resultantes da revolução tecnológica.

Downloads

Publicado

2023-02-05

Como Citar

Veiga, S., Lopes, H., & Castanheira Pais, S. (2023). Olhares de professores sobre as mudanças/continuidades no ensino superior português: Perspetivas comuns e específicas a três realidades institucionais. Sensos-e, 10(1), 103–114. https://doi.org/10.34630/sensose.v10i1.4881