Olhares de professores sobre as mudanças/continuidades no ensino superior português: Perspetivas comuns e específicas a três realidades institucionais
DOI:
https://doi.org/10.34630/sensose.v10i1.4881Palavras-chave:
Ensino Superior, Mudanças, Continuidades, Processo de ensino-aprendizagemResumo
A transformação do Ensino Superior (ES) é inequívoca, nomeadamente ao nível das políticas e condições de acesso a este nível de ensino, do processo de ensino-aprendizagem, dos papeis e identidades de docentes e discentes, criando novas oportunidades e desafios que exigem uma reinvenção constante das Instituições de Ensino Superior (IES). Mobilizando uma metodologia de carácter qualitativa, o presente artigo visa espelhar as perspetivas convergentes de professores com mais de 20 anos de docência sobre as continuidades e mudanças que aconteceram no ES nas últimas décadas, assim como as visões específicas que decorrem das realidades institucionais às quais estão afetos. Realizaram-se três grupos de discussão focalizada (Ntotal = 19) em três IES. Os dados foram tratados, usando-se como método a análise temática. Como principais transformações, surgem a massificação e democratização do ES, com reflexos na relação e práticas pedagógicas, na estruturação e avaliação curriculares, na qualidade da produção científica. Quanto ao futuro, surge a digitalização da educação e adaptação das práticas pedagógicas e de avaliação às novas tecnologias e modalidades de ensino. Em duas das IES é colocado um maior enfoque nas questões curriculares, pedagógicas e de aprendizagem dos/as estudantes. Na terceira IES ressaltou-se sobretudo as transformações resultantes da revolução tecnológica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Sofia Veiga, Helena Lopes, Sofia Castanheira Pais
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.