Desigualdades sociais, posse e uso de competências e participação educativa de pessoas adultas: uma leitura das respetivas relações a partir dos resultados do PIAAC
DOI:
https://doi.org/10.34630/sensose.v10i1.4842Palavras-chave:
PIAAC, Desigualdades sociais, Competências dos adultos, Participação educativaResumo
O Programa Internacional para a Avaliação das Competências dos Adultos (Programme for the International Assessement of Adult Competencies, PIAAC) é um programa internacional multiciclo promovido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE). Realizado, até agora, em mais de três dezenas de países, o PIAAC pretende aferir, de forma comparada, o nível e distribuição das competências dos adultos, tendo como foco as competências cognitivas e profissionais necessárias a uma participação bem-sucedida na economia e sociedade do século XXI. Nesta publicação, serão apresentados os objetivos e características fundamentais do PIAAC, analisadas as dimensões principais do Inquérito às Competências dos Adultos – sua principal componente – e discutidos alguns dos resultados do 1º Ciclo deste Programa, tal como observados nos países europeus participantes. Portugal não concluiu a participação no 1º Ciclo, mas está neste momento envolvido no desenvolvimento do 2º Ciclo do PIAAC. Os resultados já disponíveis oferecem uma perspetiva rica e diversificada sobre o modo como, em geral, as desigualdades sociais – associadas a disparidades etárias, educativas, de estatuto socioeconómico ou de género – influem na distribuição e no uso muito distinto de competências de literacia. Estas, por seu turno, apresentam relações de grande intimidade e complexidade com os níveis e modalidades através das quais se processa a participação educativa e formativa das pessoas adultas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Luís Rothes, João Queirós
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.