Contributos para a compreensão da coadjuvação de Expressão e Educação Musical, no 1.º Ciclo do Ensino Básico

Autores

  • Alexandre Leitão Universidade do Algarve
  • Maria Leonor Borges Universidade do Algarve
  • Jorge Santos Universidade do Algarve

DOI:

https://doi.org/10.34630/sensose.v10i1.4798

Palavras-chave:

Coadjuvação, Expressão e Educação Musical, 1.º Ciclo do Ensino Básico, Música

Resumo

Pretendendo abordar a importância da coadjuvação na expressão e educação musical (EEM) no 1.º ciclo do ensino básico (CEB), enquanto medida pedagógica para melhorar a lecionação de EEM, desenvolvemos um estudo sobre esta temática. A EEM é uma disciplina do currículo do 1.º CEB com importância para o desenvolvimento global dos alunos, que habitualmente é lecionada pelos professores do 1.º CEB. Estes professores, isoladamente, referem ter algumas dificuldades no ensino desta disciplina. Este sentir por parte destes profissionais motivou o desenvolvimento do estudo e a sua pergunta de partida: será importante a coadjuvação na EEM, no 1.º CEB, por um docente especializado na área da música?

O estudo enquadrou-se num paradigma qualitativo, sendo um estudo exploratório, na forma de estudo de caso, na escola do 1.º CEB de um agrupamento de escolas no Algarve.

Identificámos os constrangimentos na lecionação de EEM pelos professores do 1.º CEB, com consequências no cumprimento do programa. Os resultados evidenciam que estes professores pretendem ser coadjuvados em EEM, por um professor especialista na área da música e que a coadjuvação em EEM é uma estratégia importante para melhorar o seu ensino, quer no que se ensina, quer no modo como se ensina.

Downloads

Publicado

2023-02-05

Como Citar

Leitão, A., Borges, M. L., & Santos, J. . (2023). Contributos para a compreensão da coadjuvação de Expressão e Educação Musical, no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Sensos-E, 10(1), 14–22. https://doi.org/10.34630/sensose.v10i1.4798