Potencialidades e limitações de diferentes ferramentas digitais para o ensino remoto das Ciências Naturais e da Matemática
DOI:
https://doi.org/10.34630/sensos-e.v10i2.4600Palavras-chave:
Ferramentas digitais, ensino à distância, motivação, interaçãoResumo
A situação pandémica provocada pelo SARS-CoV-2 obrigou, em março de 2020 e em outros momentos subsequentes, à suspensão do ensino presencial e à adoção do ensino remoto. Esta situação excecional gerou constrangimentos e oportunidades à Escola, exigindo dos professores um esforço inigualável para garantir que as aprendizagens dos alunos não ficassem comprometidas. Neste processo, os recursos digitais permitiram minimizar o impacto das barreiras físicas e uma melhor adequação ao novo ambiente de aprendizagem.
Esta investigação, que incluiu 45 alunos do 6.º ano de escolaridade de uma escola do Porto, procurou perceber as potencialidades e limitações de três ferramentas digitais (Seesaw, Google Classroom e Pear Deck) para o processo de ensino e de aprendizagem, em Matemática e Ciências Naturais, no ensino remoto. Através de uma metodologia qualitativa de um estudo de caso, recolheram-se notas de campo, produções escritas e respostas a um inquérito por questionário realizado pelos alunos. Os dados obtidos revelaram vantagens na utilização destas ferramentas digitais, tais como, o desenvolvimento da autonomia, das competências digitais e da responsabilidade dos alunos no processo de aprendizagem. Verificou-se uma maior interação entre agentes educativos favorecendo uma grande motivação em todos.
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Direitos de Autor (c) 2023 Ângela Couto, Sara Aboim, Beatriz Mesquita Dias, Cláudia Maia-Lima
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