Burocracia docente e a avaliação interna das aprendizagens: A perceção dos diretores portugueses
DOI:
https://doi.org/10.34630/sensose.v9i2.4304Palavras-chave:
Burocracia docente, Avaliação interna das aprendizagens dos alunos, Decreto-lei n.º 55/2018Resumo
Este estudo está integrado num projeto alargado sobre burocracia docente em Portugal, aprovado pelo inED (Centro de Investigação e Inovação em Educação), da Escola Superior de Educação (ESE) do Instituto Politécnico do Porto (IPP). Este projeto visa conhecer as perceções dos diretores e dos professores portugueses sobre o impacto das questões burocráticas na eficiência, na eficácia e na efetividade de alguns processos educativos em curso nas nossas escolas, nomeadamente a implementação dos Decretos-Lei 54 e 55 de 2018. Essas perceções foram recolhidas através de um inquérito por questionário de âmbito nacional e posteriormente, através de alguns inquéritos por entrevista. Apresentam-se neste artigo, especificamente, os resultados preliminares das perceções dos diretores de escolas portuguesas sobre o impacto das questões burocráticas associadas ao Decreto-Lei 55/2018, de 6 de julho (DL 55/2018), na eficiência, na eficácia e na efetividade da avaliação interna das aprendizagens dos alunos em Portugal Continental, recolhidas através do referido inquérito por questionário em que participaram respondentes de todos os distritos de Portugal Continental.
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Direitos de Autor (c) 2022 Alberto Manuel Piçarra de Oliveira, Lídia Sanches Mota, Paula Romão
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