Burocracia docente e a avaliação interna das aprendizagens: A perceção dos diretores portugueses

Autores

  • Alberto Manuel Piçarra de Oliveira Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto; inED - Centro de Investigação e Inovação em Educação
  • Lídia Sanches Mota Universidade de Santiago de Compostela, Espanha
  • Paula Romão inED - Centro de Investigação e Inovação em Educação

DOI:

https://doi.org/10.34630/sensose.v9i2.4304

Palavras-chave:

Burocracia docente, Avaliação interna das aprendizagens dos alunos, Decreto-lei n.º 55/2018

Resumo

Este estudo está integrado num projeto alargado sobre burocracia docente em Portugal, aprovado pelo inED (Centro de Investigação e Inovação em Educação), da Escola Superior de Educação (ESE) do Instituto Politécnico do Porto (IPP). Este projeto visa conhecer as perceções dos diretores e dos professores portugueses sobre o impacto das questões burocráticas na eficiência, na eficácia e na efetividade de alguns processos educativos em curso nas nossas escolas, nomeadamente a implementação dos Decretos-Lei 54 e 55 de 2018. Essas perceções foram recolhidas através de um inquérito por questionário de âmbito nacional e posteriormente, através de alguns inquéritos por entrevista. Apresentam-se neste artigo, especificamente, os resultados preliminares das perceções dos diretores de escolas portuguesas sobre o impacto das questões burocráticas associadas ao Decreto-Lei 55/2018, de 6 de julho (DL 55/2018), na eficiência, na eficácia e na efetividade da avaliação interna das aprendizagens dos alunos em Portugal Continental, recolhidas através do referido inquérito por questionário em que participaram respondentes de todos os distritos de Portugal Continental.

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Publicado

2022-07-17

Como Citar

Piçarra de Oliveira, A. M. ., Sanches Mota, L. ., & Romão, P. . (2022). Burocracia docente e a avaliação interna das aprendizagens: A perceção dos diretores portugueses. Sensos-e, 9(2), 72–78. https://doi.org/10.34630/sensose.v9i2.4304