Abordagem STEAM e GeoGebra - Aprendizagem e ensino das Ciências na formação de professores de Cabo Verde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34630/sensose.v9i2.4302

Palavras-chave:

Formação de professores, Ensino da Matemática, Tecnologia, STEAM, GeoGebra

Resumo

O Instituto GeoGebra de Portugal e a Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação Ciência e Cultura desenvolvem ações de formação para professores de Matemática em: Cabo Verde, desde 2016; Moçambique, desde 2017; Angola, desde 2018. A formação inicial e contínua de professores envolve grupos de professores promotores da aprendizagem e do ensino da matemática com suporte em tecnologia, utilizando GeoGebra, numa rede colaborativa de instituições dos PLOP, que desenvolve dinâmicas transnacionais de apoio a comunidades de professores, na criação e implementação de experiências educativas. Com o financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian, em 2019, o projeto de reforço de competências dos professores de Cabo Verde no ensino e aprendizagem da Matemática e das Ciências, orientou o foco do trabalho para a abordagem STEAM[1], uma estratégia de preparação dos cidadãos para os desafios do século XXI, integrando contextos das Ciências onde o GeoGebra é usado como ferramenta de produção de conhecimento e desenvolvimento de competências e abordagens multidisciplinares. O presente artigo pretende apresentar o contexto, o quadro teórico, iniciativas e os resultados do primeiro questionário aplicado aos participantes neste projeto de formação de professores.

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Publicado

2022-07-17

Como Citar

Dos Santos Dos Santos, J. M. ., Silveira, A., & Lavicza, Z. (2022). Abordagem STEAM e GeoGebra - Aprendizagem e ensino das Ciências na formação de professores de Cabo Verde. Sensos-e, 9(2), 58–71. https://doi.org/10.34630/sensose.v9i2.4302