O pretérito e presente imperfeito do arquivo histórico da Escola Superior de Educação de Lisboa

Autores

  • Nuno Martins Ferreira Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa; CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
  • Cristina Barroso Cruz Interdisciplinary Center for Archaeology and Evolution of Human Behaviour da Universidade do Algarve; Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa; Centro de História de Além-Mar

DOI:

https://doi.org/10.34630/sensose.v8i2.3834

Palavras-chave:

Escola Superior de Educação de Lisboa, Espólio documental, Formação de professores, História da Educação, Arquivo histórico

Resumo

De entre o património da Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx), é o arquivo histórico que guarda uma parte importante da memória escrita no que respeita à formação de professores ao longo do último século e meio na cidade de Lisboa. Este espólio documental inclui livros que permitem desenhar a vida das Escolas Normais para o sexo feminino e masculino, da Escola Normal Primária, criada na I República, e da Escola do Magistério Primário. As ações desenvolvidas pelo projeto Memória e Identidade: Investigação e Salvaguarda do património histórico da Escola Superior de Educação de Lisboa tiveram como principal objetivo dar visibilidade ao papel histórico que a ESELx detém no seio da construção de um conhecimento sobre a formação de professores em Portugal. Este texto pretende divulgar o trabalho realizado e projetado pelo projeto Memória e Identidade, e dar a conhecer o espólio documental do Arquivo Histórico, no que toca às dificuldades na sua organização e à inventariação em curso.

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Publicado

2021-10:-21

Como Citar

Martins Ferreira, N., & Barroso Cruz, C. (2021). O pretérito e presente imperfeito do arquivo histórico da Escola Superior de Educação de Lisboa. Sensos-E, 8(2), 63–73. https://doi.org/10.34630/sensose.v8i2.3834