Audiovisual, docência e pandemia de COVID-19: Reflexões perenes em contexto transitório

Autores

  • Renato Naves Prado Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.34630/sensose.v8i1.3806

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, Audiovisual, Docência, Pandemia, Educação

Resumo

A pandemia de COVID-19 induziu o sistema educacional presencial à mediação remota por meio da utilização de tecnologias digitais de informação e comunicação. A partir da investigação sobre o uso do audiovisual por docentes no Ensino Remoto Emergencial (ERE) do Instituto Federal de Goiás – Campus Cidade de Goiás, esse artigo tem como objetivo apresentar e discutir dados sobre a inserção pedagógica do audiovisual na mediação educacional durante o ERE. A metodologia envolveu estudo de documentos, pesquisa de campo e análise de dados. Os resultados indicam que 100% dos docentes utilizam o audiovisual em momentos assíncronos, mas 69,7% dos professores não realizaram capacitação para o seu uso no ERE, sobretudo como ferramenta educativa na perspectiva de pedagogias que buscam a autonomia dos seres, trazendo à tona a necessidade de discussão sobre a capacitação específica dentro das licenciaturas.

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Publicado

2021-05-16

Como Citar

Naves Prado, R. (2021). Audiovisual, docência e pandemia de COVID-19: Reflexões perenes em contexto transitório. Sensos-E, 8(1), 127–142. https://doi.org/10.34630/sensose.v8i1.3806