Formação de formadores em GeoGebra, uma oportunidade de formação contínua dos professores de Matemática do ensino secundário angolano: Estudo de caso na fase da familiarização do aplicativo

Autores

  • Kengana Sebastião André João Escola Superior Pedagógica de Bengo, Angola

DOI:

https://doi.org/10.34630/sensose.v8i2.3766

Palavras-chave:

Formação contínua, GeoGebra, Matemática, Professores

Resumo

O propósito desta investigação de natureza qualitativa foi de aferir a capacidade do professor-formando, no curso de formação de formadores em GeoGebra para Angola, em manipular e realizar aplicações simples do GeoGebra para o ensino de tópicos matemáticos elementares na fase de familiarização com o aplicativo. Para o alcance deste propósito, por meio de um estudo de caso, foram selecionadas, de forma intencional, as tarefas realizadas individualmente por três professores-formandos nesta fase. Dos resultados alcançados na avaliação destas tarefas, com ajuda do protocolo de construção do GeoGebra, mostraram de forma clara como estes professores conseguiram utilizar diferentes ferramentas do aplicativo e realizaram construções geométricas básicas de forma eficiente.

Downloads

Publicado

2021-10:-21

Como Citar

André João, K. . S. (2021). Formação de formadores em GeoGebra, uma oportunidade de formação contínua dos professores de Matemática do ensino secundário angolano: Estudo de caso na fase da familiarização do aplicativo. Sensos-E, 8(2), 47–62. https://doi.org/10.34630/sensose.v8i2.3766