Uma espiral de aprendizagens em torno do caracol: Uma abordagem STEAM em contexto de creche

Autores

  • Lígia Gonçalves Nogueira Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto; Universidade de Santiago de Compostela
  • Cláudia Maia-Lima Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto
  • Ângela Couto Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto
  • Cláudia Almeida Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto
  • Filipa Silva Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto

DOI:

https://doi.org/10.34630/sensose.v7i3.3690

Palavras-chave:

STEM, STEAM, Primeira infância, Matemática emergente, Aprendizagem ativa

Resumo

Na primeira infância, cada brincadeira, cada experiência, cada novo achado, devem ser encarados como uma oportunidade de desenvolvimento de novas aprendizagens para a criança. Para que esses momentos se traduzam em oportunidades de desenvolvimento da aprendizagem, o educador deverá explorar caminhos que predisponham a criança a observar, a questionar, a analisar, a refletir, a construir, a pensar, a atribuir significado às suas ações e observações.

O projeto que aqui se apresenta, desenvolvido com um grupo de crianças com 2 e 3 anos de idade, nasceu da curiosidade espontânea de uma criança em torno de um caracol, e integrou as áreas do saber numa abordagem STEAM. As diferentes atividades lançadas em torno do caracol, com as questões despoletadas pela curiosidade e interação entre crianças juntamente com os desafios e as questões lançadas pelo educador, desencadearam aprendizagens com significado com o contributo insubstituível das estruturas comunicativas daí resultantes.

Downloads

Publicado

2020-12-22

Como Citar

Gonçalves Nogueira, L., Maia-Lima, C., Couto, Ângela, Almeida, C., & Silva, F. (2020). Uma espiral de aprendizagens em torno do caracol: Uma abordagem STEAM em contexto de creche. Sensos-E, 7(3), 3–14. https://doi.org/10.34630/sensose.v7i3.3690