Uma espiral de aprendizagens em torno do caracol: Uma abordagem STEAM em contexto de creche
DOI:
https://doi.org/10.34630/sensose.v7i3.3690Palavras-chave:
STEM, STEAM, Primeira infância, Matemática emergente, Aprendizagem ativaResumo
Na primeira infância, cada brincadeira, cada experiência, cada novo achado, devem ser encarados como uma oportunidade de desenvolvimento de novas aprendizagens para a criança. Para que esses momentos se traduzam em oportunidades de desenvolvimento da aprendizagem, o educador deverá explorar caminhos que predisponham a criança a observar, a questionar, a analisar, a refletir, a construir, a pensar, a atribuir significado às suas ações e observações.
O projeto que aqui se apresenta, desenvolvido com um grupo de crianças com 2 e 3 anos de idade, nasceu da curiosidade espontânea de uma criança em torno de um caracol, e integrou as áreas do saber numa abordagem STEAM. As diferentes atividades lançadas em torno do caracol, com as questões despoletadas pela curiosidade e interação entre crianças juntamente com os desafios e as questões lançadas pelo educador, desencadearam aprendizagens com significado com o contributo insubstituível das estruturas comunicativas daí resultantes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2020 Sensos-e
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.