Objetivos educacionais para alunos com transtorno do espectro autista: a atividade de ensino em Vasily Vasilovich Davidov

Autores

  • Daniel Novaes Universidade São Francisco, Itatiba, São Paulo, Brasil
  • Ana Paula de Freitas Universidade São Francisco, Itatiba, São Paulo, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.34630/sensose.v7i2.3685

Palavras-chave:

Perspectiva Histórico-Cultural, Práticas educativas, Atividade de ensino, Transtorno do Espectro Autista

Resumo

Este estudo focaliza a temática da constituição humana por meio da Atividade de Ensino. Tem como objetivo refletir sobre os processos formativos que um professor-pesquisador constituiu (no percurso da pesquisa). Trata-se de um recorte de uma pesquisa de mestrado acadêmico[1] , que focalizou a prática pedagógica desenvolvida com um aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A situação analisada é o movimento de (re)elaboração das atividades de ensino planejadas pelo professor-pesquisador para o aluno. O estudo configura-se como pesquisa da própria prática. O referencial teórico é o da perspectiva histórico-cultural, com foco para as teorias da atividade de estudo e desenvolvimental de Davidov. As análises dos episódios permitem constatar a interação entre aluno e professor-pesquisador, que foi possível em função da trajetória formativa do professor, o que possibilitou seu deslocamento para novas organizações de aula e para o planejamento de objetivos de aula significativos.

 

Biografias Autor

Daniel Novaes, Universidade São Francisco, Itatiba, São Paulo, Brasil

PhD. Student in Education 

Ana Paula de Freitas, Universidade São Francisco, Itatiba, São Paulo, Brasil

Professora Doutora no programa de pós-graduação stricto sensu em Educação da Universidade São Francisco

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Publicado

2020-07-22

Como Citar

Novaes, D., & de Freitas, A. P. (2020). Objetivos educacionais para alunos com transtorno do espectro autista: a atividade de ensino em Vasily Vasilovich Davidov . Sensos-e, 7(2), 116–126. https://doi.org/10.34630/sensose.v7i2.3685