Objetivos educacionais para alunos com transtorno do espectro autista: a atividade de ensino em Vasily Vasilovich Davidov
DOI:
https://doi.org/10.34630/sensose.v7i2.3685Palavras-chave:
Perspectiva Histórico-Cultural, Práticas educativas, Atividade de ensino, Transtorno do Espectro AutistaResumo
Este estudo focaliza a temática da constituição humana por meio da Atividade de Ensino. Tem como objetivo refletir sobre os processos formativos que um professor-pesquisador constituiu (no percurso da pesquisa). Trata-se de um recorte de uma pesquisa de mestrado acadêmico[1] , que focalizou a prática pedagógica desenvolvida com um aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A situação analisada é o movimento de (re)elaboração das atividades de ensino planejadas pelo professor-pesquisador para o aluno. O estudo configura-se como pesquisa da própria prática. O referencial teórico é o da perspectiva histórico-cultural, com foco para as teorias da atividade de estudo e desenvolvimental de Davidov. As análises dos episódios permitem constatar a interação entre aluno e professor-pesquisador, que foi possível em função da trajetória formativa do professor, o que possibilitou seu deslocamento para novas organizações de aula e para o planejamento de objetivos de aula significativos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2020 Sensos-e
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.