Fisioterapia na Comunidade: um projeto interdisciplinar

Reflexão crítica de docentes e estudantes

Autores

  • Paula Clara Ribeiro Santos
  • José Félix
  • Pedro Maciel Barbosa
  • Clara Oliveira
  • Pilar Baylina
  • Cristina Mesquita
  • Ana Maria Moreira
  • Sara Troia
  • Artemisa R. Dores

DOI:

https://doi.org/10.34630/sensos-e.v6i3.3641

Palavras-chave:

Aprendizagem Baseada em Problemas, Fisioterapia, Promoção da Saúde, Intervenção na comunidade

Resumo

A unidade curricular (UC) de Fisioterapia na Comunidade (ESS|P.Porto) tem como objetivo o desenvolvimento de competências necessárias à intervenção em promoção da saúde. Esta unidade curricular envolve uma forte articulação com a comunidade e a aprendizagem em contexto real, potenciando a transferência das competências adquiridas. O modelo pedagógico Problem-Based Learning favorece uma forte articulação entre as diferentes áreas técnico-científicas e confere ao estudante um papel central na aprendizagem. Neste trabalho efetuamos uma reflexão sobre a unidade curricular, após 9 anos de implementação, centrando-nos na metodologia, nos resultados obtidos e na perceção dos estudantes e dos docentes.

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Publicado

2019-12-27

Como Citar

Santos, P. C. R., Félix, J., Barbosa, P. M., Oliveira, C., Baylina, P., Mesquita, C., Moreira, A. M. ., Troia, S., & Dores, A. R. (2019). Fisioterapia na Comunidade: um projeto interdisciplinar : Reflexão crítica de docentes e estudantes . Sensos-E, 6(3), 167–176. https://doi.org/10.34630/sensos-e.v6i3.3641