Potencialidades e constrangimentos no desenvolvimento de uma relação de ajuda em contexto do Rendimento Social de Inserção

Autores

  • Ana Rita Santos Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto
  • Sofia Veiga Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto

DOI:

https://doi.org/10.34630/sensos-e.v7i1.3625

Palavras-chave:

Rendimento social de inserção, Intervenção social, Relação de ajuda

Resumo

Este artigo, partindo de um caso de relação de ajuda (RA) decorrido em contexto de acompanhamento a famílias beneficiárias da prestação do Rendimento Social de Inserção (RSI), pretende refletir sobre as potencialidades e os constrangimentos existentes nesta relação, espelhando o papel de cada interveniente. O caso analisado foi acompanhado no âmbito da prática profissional de uma das autoras deste artigo, sendo a informação apresentada pela mesma e analisada conjuntamente. Das principais reflexões despoletadas, considera-se que, apesar de existirem constrangimentos associados, numa abordagem colaborativa e holística, a intervenção beneficiou com o desenvolvimento de uma relação de ajuda, próxima e personalizada, recíproca e dialética. Assim, num ambiente contentor, de afetividade e de confiança, as pessoas foram coadjuvadas a reestabelecerem o seu equilíbrio e a progredir em prol de um maior empoderamento, autonomia e realização pessoal.

Biografia Autor

Ana Rita Santos, Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto

Licenciada em Serviço Social, Mestre em Educação e Intervenção Social - Especialização em Ação Psicossocial em Contextos de Risco, Técnica de acompanhamento a famílias beneficiárias de Rendimento Social de Inserção.

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Publicado

2020-02-26

Como Citar

Santos, A. R., & Veiga, S. (2020). Potencialidades e constrangimentos no desenvolvimento de uma relação de ajuda em contexto do Rendimento Social de Inserção. Sensos-e, 7(1), 90–98. https://doi.org/10.34630/sensos-e.v7i1.3625