Desenvolver o sentido de número no 1.º ano através de uma gallery walk
DOI:
https://doi.org/10.34630/sensose.v7i2.3553Palavras-chave:
Sentido de número, Gallery walk, Representações gráficas, 1.º ano de escolaridadeResumo
Neste artigo, apresentamos um trabalho desenvolvido por crianças do 1.º ano de escolaridade, centrado numa gallery walk, com o objetivo de promover o desenvolvimento do sentido de número e da resolução de problemas, potenciando a autonomia dessas.
Esta técnica permite que as crianças resolvam tarefas, em grupo, exibam os seus registos como se estivessem numa galeria de arte, podendo mesmo exporem-se os trabalhos dentro ou fora da sala de aula (Fosnot & Dolk, 2002).
Seguindo uma metodologia qualitativa, de natureza interpretativa, o estudo desenvolveu-se em três sessões, cada uma com 90 minutos de duração, com 20 crianças de um colégio do distrito do Porto. Os dados foram recolhidos através de observação participante, notas de campo e registos fotográficos das representações gráficas de números feitas pelas crianças.
Os dados recolhidos permitiram verificar uma maior motivação e envolvimento na execução das tarefas por parte das crianças, não só por trabalharem de forma colaborativa, como também pelo facto de se ter proporcionado um ambiente onde estas tiveram liberdade de movimento. Todas as crianças mobilizaram saberes e consolidaram conhecimentos, ao nível dos conceitos numéricos e suas representações gráficas, para além de terem desenvolvido a comunicação oral, o pensamento crítico e a autonomia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2020 Sensos-e
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.