O acolhimento familiar na literatura infantil: histórias de violência com um final feliz

Autores

  • Paulo Delgado Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto
  • Rosa Marí Ytarte Universidad de Castilla La Mancha

DOI:

https://doi.org/10.34630/sensos-e.v6i2.3485

Palavras-chave:

mau trato infantil, acolhimento familiar, literatura infantil

Resumo

A mediação ou intervenção social é, por inerência, um processo educativo, que visa a transformação e o desenvolvimento social. No decurso desse processo, o educador tem o livro ao seu dispor, um recurso pedagógico poderoso, quando utilizado de um modo planificado, refletido e partilhado. Este artigo pretende identificar e descrever a presença dos maus tratos infantis e do acolhimento familiar num grupo de livros de literatura infantil. Inicialmente faz-se um enquadramento teórico que remete nomeadamente para conceitos como maus tratos, impacto da violência doméstica nas crianças, e o acolhimento familiar, enquanto formas de proteção das crianças e jovens em perigo. Prossegue descrevendo o modo como um grupo de histórias de literatura infantil faz a narrativa destas realidades e como podem ser utilizadas na formação de educadores, junto de outros adultos ou de crianças e jovens. É nossa intenção refletir, em concreto, sobre aspetos essenciais como a gestão das memórias e do percurso da criança no sistema de acolhimento, a violência e a separação da família de origem, os sentimentos associados ao decurso do acolhimento, aos contactos com os pais, e os desafios para o futuro, pondo simultaneamente em relevo a forma singela, eficaz e sensível como o livro (nos) educa.

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Publicado

2019-09-19

Como Citar

Delgado, P., & Ytarte, R. M. (2019). O acolhimento familiar na literatura infantil: histórias de violência com um final feliz. Sensos-E, 6(2), 95–108. https://doi.org/10.34630/sensos-e.v6i2.3485

Edição

Secção

Artigos