Expressões emocionais de sorriso e choro nas interações de pares de bebês, em creche

Autores

  • Marisa Von Dentz Universidade de São Paulo, Brasil
  • Katia de Souza Amorim Universidade de São Paulo, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.34630/sensose.v7i2.3136

Palavras-chave:

Bebês, Interação, Sorriso, Choro, Educação infantil

Resumo

Expressões emocionais de bebês têm sido investigadas desde longa data, particularmente na relação do bebê com adultos, principalmente a mãe. Porém, ambientes coletivos de educação infantil em que convivem pares de idade carecem de investigações neste sentido. Traçou-se, assim, o objetivo de identificar ocorrências e transformações de manifestações emocionais de sorriso e choro na relação de pares de bebês, naquele contexto. Conduziu-se Estudo de Caso, com base na perspectiva histórico-cultural. Acompanhou-se um bebê por seis meses na creche, através de videogravação. Foi realizada transcrição e análise microgenética das interações, para apreender as expressividades de sorriso e choro. Resultados demonstram que o bebê teve transformadas suas expressões de sorriso, levando à maior possibilidade de apreensão pelos pares, já que o sorriso se dava inicialmente de modo mais silencioso e fugidio. A expressão de choro apresentou diferenciação de intensidade e duração, que resultava em choramingos, choros ou choros prolongados. Através das experiências vividas, o bebê passou a sorrir para o outro; e, quando incomodado com algo, passou a chorar em direção ao professor. Além da relevância teórica, o estudo pode contribuir para a prática profissional, pela explicitação de modos de interação e manifestação dos infantes; e, através destas, do desenvolvimento de competências socioemocionais.

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Publicado

2020-07-22 — Atualizado em 2020-07-22

Como Citar

Von Dentz, M., & de Souza Amorim, K. . (2020). Expressões emocionais de sorriso e choro nas interações de pares de bebês, em creche. Sensos-e, 7(2), 14–30. https://doi.org/10.34630/sensose.v7i2.3136