Expressões emocionais de sorriso e choro nas interações de pares de bebês, em creche
DOI:
https://doi.org/10.34630/sensose.v7i2.3136Palavras-chave:
Bebês, Interação, Sorriso, Choro, Educação infantilResumo
Expressões emocionais de bebês têm sido investigadas desde longa data, particularmente na relação do bebê com adultos, principalmente a mãe. Porém, ambientes coletivos de educação infantil em que convivem pares de idade carecem de investigações neste sentido. Traçou-se, assim, o objetivo de identificar ocorrências e transformações de manifestações emocionais de sorriso e choro na relação de pares de bebês, naquele contexto. Conduziu-se Estudo de Caso, com base na perspectiva histórico-cultural. Acompanhou-se um bebê por seis meses na creche, através de videogravação. Foi realizada transcrição e análise microgenética das interações, para apreender as expressividades de sorriso e choro. Resultados demonstram que o bebê teve transformadas suas expressões de sorriso, levando à maior possibilidade de apreensão pelos pares, já que o sorriso se dava inicialmente de modo mais silencioso e fugidio. A expressão de choro apresentou diferenciação de intensidade e duração, que resultava em choramingos, choros ou choros prolongados. Através das experiências vividas, o bebê passou a sorrir para o outro; e, quando incomodado com algo, passou a chorar em direção ao professor. Além da relevância teórica, o estudo pode contribuir para a prática profissional, pela explicitação de modos de interação e manifestação dos infantes; e, através destas, do desenvolvimento de competências socioemocionais.
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