A Satisfação dos Estudantes do curso de Análises Clínicas e Saúde Pública

Autores

  • Manuela Amorim
  • Maria Céu Ribeiro Lamas ESS-IPP
  • Sandra Mota

DOI:

https://doi.org/10.34630/sensos-e.v6i3.3119

Palavras-chave:

Ensino superior, estudante, satisfação, importância, qualidade

Resumo

O crescente interesse da investigação sobre o sucesso dos estudantes no Ensino Superior (ES) e a preocupação em reduzir taxas de abandono escolar, têm demostrado a importância de se integrar as perspetivas dos diferentes stakeholders do processo educativo, com enfase na dos estudantes. Assim, indicadores como a avaliação do grau de satisfação dos estudantes com o curso e instituição que frequentam permitem inferir sobre a qualidade das Instituições de ES.

O objetivo deste estudo consiste em avaliar o perfil de satisfação dos estudantes do curso de Análises Clínicas e Saúde Pública numa Instituição de Ensino Superior e a importância que atribuem às dimensões avaliadas.

Realizou-se um estudo descritivo, com a construção de um inquérito por questionário online para avaliar a satisfação e a importância que os estudantes atribuem aos aspetos em análise. Dos 108 respondentes, a maioria refere que assistem a mais de 75% das aulas teóricas, teórico-práticas ou de orientação tutorial, e 99% assistem às aulas práticas. Os estudantes mostraram-se satisfeitos e consideraram como muito importantes os aspetos relativos à organização do curso, ao processo de avaliação, de ensino e de aprendizagem. Cerca de 83% dos estudantes referem que recomendariam o curso a um amigo/familiar.

A análise conjunta da satisfação e importância permitiu identificar áreas de melhoria e a manter os padrões de qualidade.

Downloads

Publicado

2019-12-05

Como Citar

Amorim, M., Lamas, M. C. R., & Mota, S. (2019). A Satisfação dos Estudantes do curso de Análises Clínicas e Saúde Pública. Sensos-E, 6(3), 138–146. https://doi.org/10.34630/sensos-e.v6i3.3119