A Rota do Pescador – Práticas Pedagógicas

Autores

  • Susana Martins CEOS.PP / ISCAP / P.PORTO
  • Milena Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.34630/sensos-e.v6i3.3112

Palavras-chave:

Estágio curricular, Profissional da Informação, Sustentabilidade e Turismo, Património Informacional, Colaboração Interinstitucional

Resumo

A direção da Licenciatura em Ciências da Informação e Documentação e Tecnologias (LCTDI) conjuntamente com a Junta de Freguesia de Vila do Conde desenvolvem um projeto conjunto com a intenção de preservar a identidade e a ligação cultural de Vila do Conde com a atividade piscatória e com os seus pescadores das Caxinas e Poça da Barca, através da criação de um projeto cultural e turístico denominado “A Rota do Pescador”.  Este é implementado no âmbito da formação e inovação pedagógica e da integração de estudantes finalistas da LCTDI através da unidade curricular de estágio e considerando a aplicação das competências e saídas profissionais do profissional da informação para o séc. XXI. O elemento central do projeto é a importância do património informacional enquanto agente gerador de valor e identidade distintiva sendo essencial para criar, distinguir e enriquecer as atividades turísticas baseadas nas realidades do património local. Pretende-se promover o desenvolvimento sustentável de serviços e recursos turísticos por forma a estimular o desenvolvimento económico local.

Infere-se a importância das competências de recolha, recuperação, análise e síntese da informação que o profissional da informação detém em diferentes realidades de trabalho como prática pedagógica de destaque aplicada na unidade curricular de estágio.

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Publicado

2019-12-05

Como Citar

Martins, S., & Carvalho, M. (2019). A Rota do Pescador – Práticas Pedagógicas. Sensos-E, 6(3), 158–166. https://doi.org/10.34630/sensos-e.v6i3.3112