O ensino de princípios de gestão com suporte na aprendizagem experiencial
DOI:
https://doi.org/10.34630/sensos-e.v6i3.3107Palavras-chave:
Teorias da Aprendizagem, Aprendizagem Experiencial, Estilos de Aprendizagem, Ensino da Gestão, Modelo de KolbResumo
Desde meados do século XX, as entidades reguladoras do exercício profissional da gestão têm vindo a aconselhar a substituição das extensivamente utilizadas metodologias baseadas na cognição por aprendizagens focadas na aquisição de competências.
O objetivo desta comunicação é relatar a introdução de uma abordagem construtivista de aprendizagem experiencial, com utilização do modelo de Kolb, como forma de melhor capacitar os estudantes para o conhecimento e internalização das competências necessárias para a gestão das organizações, discutindo algumas das alterações introduzidas na unidade curricular e avaliando os resultados obtidos.
Nesta experiência a dimensão abstrata-concreta do modelo é suportada num processo de aprendizagem tradicional através da transmissão de conhecimentos e estudo de casos; e a dimensão ativa-reflexiva através do contacto com empresas locais. Para o efeito cada turma é organizada em grupos que, autonomamente, selecionam as empresas e conduzem entrevistas a elementos da gestão onde abordam e percecionam o modo de aplicação dos conceitos estudados. Posteriormente, em sede de um relatório, identificam os princípios de gestão na cultura da empresa e procedem à sua análise crítica. O relatório é posteriormente discutido a nível de turma em sessões designadas para o efeito. Vários estudos têm vindo a confirmar a eficácia do método.