O ensino de princípios de gestão com suporte na aprendizagem experiencial

Autores

  • Marina Amorim de Sousa ISEP – Instituto Superior de Engenharia do Porto b ISRC - Interdisciplinary Studies Research Center, ISEP

DOI:

https://doi.org/10.34630/sensos-e.v6i3.3107

Palavras-chave:

Teorias da Aprendizagem, Aprendizagem Experiencial, Estilos de Aprendizagem, Ensino da Gestão, Modelo de Kolb

Resumo

Desde meados do século XX, as entidades reguladoras do exercício profissional da gestão têm vindo a aconselhar a substituição das extensivamente utilizadas metodologias baseadas na cognição por aprendizagens focadas na aquisição de competências.

O objetivo desta comunicação é relatar a introdução de uma abordagem construtivista de aprendizagem experiencial, com utilização do modelo de Kolb, como forma de melhor capacitar os estudantes para o conhecimento e internalização das competências necessárias para a gestão das organizações, discutindo algumas das alterações introduzidas na unidade curricular e avaliando os resultados obtidos.

Nesta experiência a dimensão abstrata-concreta do modelo é suportada num processo de aprendizagem tradicional através da transmissão de conhecimentos e estudo de casos; e a dimensão ativa-reflexiva através do contacto com empresas locais. Para o efeito cada turma é organizada em grupos que, autonomamente, selecionam as empresas e conduzem entrevistas a elementos da gestão onde abordam e percecionam o modo de aplicação dos conceitos estudados. Posteriormente, em sede de um relatório, identificam os princípios de gestão na cultura da empresa e procedem à sua análise crítica. O relatório é posteriormente discutido a nível de turma em sessões designadas para o efeito. Vários estudos têm vindo a confirmar a eficácia do método.

Downloads

Publicado

2019-12-05

Como Citar

Sousa, M. A. de. (2019). O ensino de princípios de gestão com suporte na aprendizagem experiencial. Sensos-E, 6(3), 51–60. https://doi.org/10.34630/sensos-e.v6i3.3107