O brincar em grupo de crianças com deficiência visual
observações de especificidades na interação com parceiros
DOI:
https://doi.org/10.34630/sensos-e.v5i2.2747Palavras-chave:
Educação Especial; Deficiências da visão; Brinquedo; Interação social; Psicologia do DesenvolvimentoResumo
Estudos sobre o brincar em grupo e crianças com deficiência visual têm destacado obstáculos que podem surgir na interação com parceiros. Esta pesquisa teve como objetivo analisar formas de interação entre crianças com deficiência visual e a atuação do adulto, em situação de brincadeira, identificando possíveis dificuldades e ações facilitadoras neste contexto. Foram observadas três crianças de cinco anos, com deficiência visual (cegueira e baixa visão). As sessões foram filmadas e foram selecionados episódios, com foco nas formas específicas de interação, de uso dos brinquedos e ações do adulto. A análise foi baseada em categorias referentes à intervenção do adulto pesquisador e à interação entre crianças nas brincadeiras infantis. A análise dos dados indicou formas específicas de interação e elaboração de cenas. Destacou a atuação da pesquisadora na promoção da brincadeira, a partir de necessidades identificadas, como, por exemplo, a descrição de ações e objetos para a criança cega e várias ações de promoção da brincadeira conjunta. Considerou-se que grupos de brincadeira favorecem a interação entre crianças com deficiência visual e auxiliam na identificação de formas específica de interação entre elas e de intervenção do adulto. Esses aspectos foram considerados relevantes para o planejamento pedagógico no contexto da educação inclusiva.