O brincar em grupo de crianças com deficiência visual

observações de especificidades na interação com parceiros

Autores

  • Letícia Coelho Ruiz
  • Cecília Guarnieri Batista

DOI:

https://doi.org/10.34630/sensos-e.v5i2.2747

Palavras-chave:

Educação Especial; Deficiências da visão; Brinquedo; Interação social; Psicologia do Desenvolvimento

Resumo

Estudos sobre o brincar em grupo e crianças com deficiência visual têm destacado obstáculos que podem surgir na interação com parceiros.  Esta pesquisa teve como objetivo analisar formas de interação entre crianças com deficiência visual e a atuação do adulto, em situação de brincadeira, identificando possíveis dificuldades e ações facilitadoras neste contexto. Foram observadas três crianças de cinco anos, com deficiência visual (cegueira e baixa visão). As sessões foram filmadas e foram selecionados episódios, com foco nas formas específicas de interação, de uso dos brinquedos e ações do adulto. A análise foi baseada em categorias referentes à intervenção do adulto pesquisador e à interação entre crianças nas brincadeiras infantis. A análise dos dados indicou formas específicas de interação e elaboração de cenas.  Destacou a atuação da pesquisadora na promoção da brincadeira, a partir de necessidades identificadas, como, por exemplo, a descrição de ações e objetos para a criança cega e várias ações de promoção da brincadeira conjunta.  Considerou-se que grupos de brincadeira favorecem a interação entre crianças com deficiência visual e auxiliam na identificação de formas específica de interação entre elas e de intervenção do adulto.  Esses aspectos foram considerados relevantes para o planejamento pedagógico no contexto da educação inclusiva.

Artigo Completo

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Publicado

2018-12-28

Como Citar

Ruiz, L. C., & Batista, C. G. (2018). O brincar em grupo de crianças com deficiência visual: observações de especificidades na interação com parceiros. Sensos-e, 5(2), 33–46. https://doi.org/10.34630/sensos-e.v5i2.2747