Investigação em educação musical: perspectivas para o seu desenvolvimento em Portugal

Autores

  • Graça Boal-Palheiros Escola Superior de Educação | Politécnico do Porto

DOI:

https://doi.org/10.26537/rmpe.v0i1.2392

Resumo

As profundas transformações ocorridas na sociedade portuguesa, em geral, e na educação e na música, em particular, durante as duas últimas décadas, têm suscitado inúmeros debates nos meios educativos e nos órgãos de comunicação social. A expansão do ensino da música parece ter estimulado o desenvolvimento de uma maior consciência do papel da educação musical, bem como da necessidade de investigação nesta área. Nesta apresentação são abordadas diversas questões relativas à investigação em educação musical em geral e, em particular, no nosso país. São salientadas a necessidade e a importância da investigação no contexto educativo português, referindo-se o desenvolvimento recente da investigação em educação musical em Portugal. Algumas metodologias de investigação são apresentadas sumariamente e são também sugeridos temas e áreas de investigação considerados pertinentes. 

Biografia Autor

Graça Boal-Palheiros, Escola Superior de Educação | Politécnico do Porto

Graça Boal-Palheiros é Professora Adjunta na Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, onde leciona em cursos de Licenciatura e Mestrado e coordena o Mestrado em Educação Musical. É doutorada em Psicologia da Música pela University of Surrey Roehampton, Londres, mestre em Educação Musical pela University of London Institute of Education, bacharel em Pedagogia Musical pelo Instituto Lemmens da Universidade de Lovaina, Bélgica, e licenciada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia da Universidade do Porto. Foi membro da Direção e Comissão Executiva da ISME-International Society for Music Education, presidente da Comissão INA e co-presidente da Comissão de Investigação da ISME (2008-2016). Foi presidente da APEM-Associação Portuguesa de Educação Musical (2006-2012) e diretora da Revista de Educação Musicaldurante nove anos. Co-fundadora e presidente da Associação Wuytack de Pedagogia Musical. Coordena a formação docente e projectos musicais e editoriais. É investigadora integrada no CIPEM/ INET-md (Pólo do Politécnico do Porto). Os seus interesses incluem audição musical e canto das crianças, formação de professores de música e inclusão social. Serve em Comissões Editoriais das revistas British Journal of Music EducationEufonía OPUS, e Revista Internacional de Educación Musical. Tem publicado em vários países, apresenta em conferências nacionais e internacionais e lecionou em universidades na Bélgica, Brasil, Canadá, Espanha, Estónia, Japão e Reino Unido.

Downloads

Publicado

2017-11-27

Como Citar

Boal-Palheiros, G. (2017). Investigação em educação musical: perspectivas para o seu desenvolvimento em Portugal. Revista Música, Psicologia E Educação, (1), 15–26. https://doi.org/10.26537/rmpe.v0i1.2392