A música no ensino básico: por uma prática artística sustentada

Authors

  • Isabel Figueiredo Departamento da Educação Básica
  • António Ângelo Vasconcelos Escola Superior de Educação | Campus do Instituto Politécnico de Setúbal

DOI:

https://doi.org/10.26537/rmpe.v0i4.2414

Abstract

No que se refere à música, a reorganização curricular do ensino bisico constitui um passo importante para encontrar caminhos na relação sempre difícil entre a arte e a educação na escola, atendendo ao contexto incerto e paradoxal das sociedades contemporâneas (Handy, 1994; Nóvoa, 1989; Perrenoud, 1996). Contudo, existe ainda um longo caminho a percorrer ao nível das políticas, da administração, das comuni-dades, dos professores, da formação inicial e contínua, das práticas pedagógico-artísticas e dos recursos existentes.

Author Biography

António Ângelo Vasconcelos, Escola Superior de Educação | Campus do Instituto Politécnico de Setúbal

Professor in the Department of Arts School of Education, Polytechnic Institute of Setúbal, President of the Portuguese Association of Music Education (APEM). Doctorate in Education from the University of Lisbon, taught music in various educational institutions, from primary to higher education teaching, and in various degrees and types of music education, was director of a professional music school, worked as a technical specialist in art education in under the Ministry of Education and participated in several working groups related to music education. Carried out field research resulting publications on: music profession, training of music teachers, music schools, music teaching and arts education, music curriculum, creativities and educational and cultural public policies in music and their teaching. Recent publications include: Being a composer in an age of uncertainties, risks and diffuse creativity: Training, career and creativities”, in Palmela Burnard (ed.), Activating Diverse Musical Creativities: Teaching and Learning in Higher Music Education, London: Bloomsbury, 2014; Trabalhar s(em) Rede em Educação: dinâmicas de cooperação (co- editor e co-autor do prólogo), Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa, 2014; “Educação artística e criatividade: à procura de um novo senso comum político e formativo”. International Colloquium Creative Processes in Art. 2014; “Políticas e atores na educação artístico-musical: das hierarquias às interdependências colaborativas” in A. Cachada e M. H. Vieira (Eds.). Pensar a Música. Guimarães: Sociedade Musical de Guimarães e Fundação Cidade de Guimarães, 2013; “The curriculum of music education specialist face to accountability: ambiguities, standardization and singularities” in José Carlos Morgado et al. (eds). European Conference on Curriculum Studies – Future Directions Uncertainty and Possibility. Minho, Universidade do Minho. 2013, 2013 (co-autoria), O Ensino especializado de música entre diferentes mundos, complexidades e desafios in António Pacheco II Encontro Do Ensino Artístico Especializado da Música do Vale de Sousa. Olhares e Geografias sobre o Ensino da Música. Lousada. Conservatório do Vale do Sousa; “As Artes Performativas e a motivação dos estudantes para os desempenhos académicos: perspectivas teóricas e práticas” in Veiga, F. H. (Coord.) (2016/2017). Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação – Motivação para o Desempenho Académico / Students´ Engagement in School: Perspectives of Psychology and Education – Motivation for Academic Performance. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa; A Escola como laboratório de cidadania: a participação dos estudantes na construção de um bem comum” in Gomes, C. A., Figueiredo, M., Ramalho, H., & Rocha, J. (Coords.). (2016). XIII SPCE: fronteiras, diálogos e transições na educação. Viseu: Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação.

Published

2017-11-30

How to Cite

Figueiredo, I., & Vasconcelos, A. Ângelo. (2017). A música no ensino básico: por uma prática artística sustentada. Journal Music, Psychology and Education, (4), 13–26. https://doi.org/10.26537/rmpe.v0i4.2414