A eficiência pedagógica do solfejo entoado

inovação e modernidade no pensamento musical de Lopes-Graça

Autores

  • Jorge Costa

DOI:

https://doi.org/10.26537/rmpe.5614

Resumo

Fernando Lopes-Graça apresentou, em 1931, num concurso para professor de Solfejo do Conservatório Nacional, uma dissertação crítica - Refutação de alguns errados princípios que pretendem invalidar a eficiência pedagógica do solfejo entoado – sobre as doutrinas pedagógicas de Teófilo Saguer, professor da disciplina neste estabelecimento, que se encontravam expressas num opúsculo publicado nesse mesmo ano - Pedagogia Musical. O Ensino do Solfejo. Nesta dissertação, que não chegou a ser debatida porque Lopes-Graça foi forçado a faltar ao referido concurso, o compositor revela um pensamento moderno, inovador, resistente e interventivo sobre o valor e os propósitos pedagógicos das aprendizagens em música, em geral, e da formação musical, em particular. O texto que aqui se apresenta tem como propósito fundamental dar a conhecer e (re)interpretar, através de uma análise de conteúdo comparativa, este debate histórico da década de trinta, do século XX, sobre o pensamento pedagógico e a disciplina de Formação Musical, ou de Solfejo, no âmbito do ensino especializado de música em Portugal.

Referências

Elliott, David (1995). Music matters – a new philosophy of music education. Nova Iorque: Oxford University Press.

Karpinski, Gary S. (2000). Aural Skills Acquisition. The Development of Listening, Reading, and Performing Skills in College-Level Musicians. Oxford: Oxford University Press.

Kühn, Clemens (1988). La Formacion Musical del Oído. Barcelona: Editorial Labor, S.A. Lopes-Graça, Fernando (1973). A Música Portuguesa e os seus Problemas (III). Lisboa: Edições Cosmos.

Macedo, Maria Teresa (1986). Educação Musical. A Formação Musical nas escolas profissionais de música. In Revista da Associação Portuguesa de Educação Musical, boletim n.o 49, abril/ junho, 8-12.

Saguer, Theophilo (1923). A Entoação. Lisboa: Centro Typographico Colonial.

Saguer, Theophilo (1931). Pedagogia Musical. O Ensino do Solfejo. Lisboa: Imprensa Lucas.

Telles, Ana (2008). Luís de Freitas Branco (1890-1955): Parcours biographique et esthétique à travers l’œuvre pour piano. Tese de doutoramento da Universite de Paris IV e Universidade de Évora.

Downloads

Publicado

2024-03-08

Como Citar

Costa, J. (2024). A eficiência pedagógica do solfejo entoado: inovação e modernidade no pensamento musical de Lopes-Graça. Revista Música, Psicologia E Educação, 1. https://doi.org/10.26537/rmpe.5614

Edição

Secção

Articles