Perceção dos diplomados entre os anos 2018 e 2021 da licenciatura em Comunicação Multimédia do Instituto Politécnico da Guarda relativamente às competências desenvolvidas e adquiridas em contexto de estágio

Autores

  • Ana Figueiredo Instituto Politécnico da Guarda
  • Handerson Engrácio Instituto Politécnico da Guarda

DOI:

https://doi.org/10.26537/iirh.vi11.5219

Palavras-chave:

Competências técnicas, competências transversais, Comunicação Multimédia, IPG, Sugestões de melhoria

Resumo

O plano de estudos da licenciatura em Comunicação Multimédia (CM) do Instituto Politécnico da Guarda (IPG) prevê, no último ano, a realização de um Estágio Curricular de 400 horas numa entidade que se disponibilize a acolher o aluno (EA). Este estágio, tem por objetivo complementar a formação académica do estudante, permitindo-lhe realizar tarefas práticas na EA em contexto real de trabalho (Politécnico da Guarda, 2014, p. 26303). Esta experiência, permitir-lhe-á adquirir e desenvolver diversas competências.

Os processos de Recrutamento e Seleção são cada vez mais focados em competências (técnicas e transversais) sendo que tal procedimento é inclusivamente fomentado pela Norma NP4427: Sistemas de Gestão de Pessoas, que apresenta como um dos requisitos para o correto funcionamento de um Sistema de Gestão de Pessoas, a identificação das competências que os colaboradores devem desenvolver por forma a permitir à organização atingir os seus objetivos. Deste modo, compreendemos que é cada vez mais importante que os diplomados detenham um conjunto de competências transversais (Salgueiro, 2015, p.11) e técnicas adequadas às profissões que poderão exercer. Neste sentido, este estudo tem como finalidade compreender quais as competências transversais e técnicas que os diplomados da licenciatura em CM do IPG desenvolveram durante o estágio. Este tema é de particular importância pois permite compreender o impacto que os estágios curriculares têm no percurso académico dos licenciados, ao nível do desenvolvimento de competências. Assim, este estudo tem quatro objetivos: (1) enumerar as competências transversais desenvolvidas durante o estágio pelos estudantes da licenciatura em CM que defenderam o seu relatório entre 2018 e 2021; (2) compreender quais as competências técnicas adquiridas durante a licenciatura em CM que os estudantes tiveram a oportunidade de aprofundar e desenvolver em contexto de estágio; (3) enumerar as competências técnicas adquiridas pelos estudantes da licenciatura em CM que defenderam o seu relatório entre 2018 e 2021 que os alunos não tenham desenvolvido anteriormente no âmbito da licenciatura e (4) obtenção de um conjunto de sugestões de melhoria relativamente aos conteúdos programáticos da licenciatura.

Para a recolha de informação teórica pré-existente sobre a temática das competências recorremos a técnicas de pesquisa documentais clássicas (Almeida, 1994), procedendo à recolha de dados documentais pré-existentes (Campenhoutdt e Quivy, 1995) e recorrendo a métodos de pesquisa e análise qualitativa (Costa, 2011), consultando diversas fontes de informação tais como livros e artigos científicos. Seguidamente, para a recolha dos dados necessários ao estudo procedemos à aplicação de um inquérito por questionário via email e posterior análise de conteúdo recorrendo ao método de análise quantitativa (Costa, 2011) para agrupar os dados recolhidos e obter informação relevante para o estudo. Importa salientar, que a população estatística alvo do presente estudo foi constituída por todos os alunos diplomados da licenciatura em CM do IPG que defenderam o seu relatório entre 2018 e 2021, num total de 99 diplomados. Por sua vez, a base de amostragem do estudo relatado foi constituída pelos alunos diplomados da licenciatura em CM do IPG anteriormente referido que responderam ao inquérito, num total de 52 alunos.

Após a análise, verificou-se que as competências transversais desenvolvidas por um maior número de indivíduos foram: liderança, trabalho sob pressão e falar em público e as desenvolvidas por menor número foram: orientação para os resultados; inovação; networking e autonomia. As competências técnicas adquiridas durante a licenciatura que os estudantes tiveram a oportunidade de aprofundar e desenvolver em contexto de estágio identificadas como desenvolvidas por um maior número de alunos foram: design gráfico, edição de vídeo e captação de imagem. As competências técnicas adquiridas pelos estudantes da licenciatura que não foram desenvolvidas anteriormente no âmbito da licenciatura são: iluminação de estúdio; realização e assistência de diretos e montagem de equipamento de filmagem. Por fim, foi possível agrupar as sugestões de melhoria em quatro categorias, nomeadamente: aprendizagem/conteúdos programáticos; ensino e respetivas metodologias; outras atividades e estágio curricular. Em suma, este estudo permitiu-nos verificar que os estágios curriculares, em particular no curso de CM do IPG, são uma fonte notória de competências transversais.

Downloads

Publicado

2023-07-10

Como Citar

Figueiredo, A., & Engrácio , H. (2023). Perceção dos diplomados entre os anos 2018 e 2021 da licenciatura em Comunicação Multimédia do Instituto Politécnico da Guarda relativamente às competências desenvolvidas e adquiridas em contexto de estágio. Conferência - Investigação E Intervenção Em Recursos Humanos, (11). https://doi.org/10.26537/iirh.vi11.5219