Perceção dos diplomados entre os anos 2018 e 2021 da licenciatura em Comunicação Multimédia do Instituto Politécnico da Guarda relativamente às competências desenvolvidas e adquiridas em contexto de estágio
DOI:
https://doi.org/10.26537/iirh.vi11.5219Palavras-chave:
Competências técnicas, competências transversais, Comunicação Multimédia, IPG, Sugestões de melhoriaResumo
O plano de estudos da licenciatura em Comunicação Multimédia (CM) do Instituto Politécnico da Guarda (IPG) prevê, no último ano, a realização de um Estágio Curricular de 400 horas numa entidade que se disponibilize a acolher o aluno (EA). Este estágio, tem por objetivo complementar a formação académica do estudante, permitindo-lhe realizar tarefas práticas na EA em contexto real de trabalho (Politécnico da Guarda, 2014, p. 26303). Esta experiência, permitir-lhe-á adquirir e desenvolver diversas competências.
Os processos de Recrutamento e Seleção são cada vez mais focados em competências (técnicas e transversais) sendo que tal procedimento é inclusivamente fomentado pela Norma NP4427: Sistemas de Gestão de Pessoas, que apresenta como um dos requisitos para o correto funcionamento de um Sistema de Gestão de Pessoas, a identificação das competências que os colaboradores devem desenvolver por forma a permitir à organização atingir os seus objetivos. Deste modo, compreendemos que é cada vez mais importante que os diplomados detenham um conjunto de competências transversais (Salgueiro, 2015, p.11) e técnicas adequadas às profissões que poderão exercer. Neste sentido, este estudo tem como finalidade compreender quais as competências transversais e técnicas que os diplomados da licenciatura em CM do IPG desenvolveram durante o estágio. Este tema é de particular importância pois permite compreender o impacto que os estágios curriculares têm no percurso académico dos licenciados, ao nível do desenvolvimento de competências. Assim, este estudo tem quatro objetivos: (1) enumerar as competências transversais desenvolvidas durante o estágio pelos estudantes da licenciatura em CM que defenderam o seu relatório entre 2018 e 2021; (2) compreender quais as competências técnicas adquiridas durante a licenciatura em CM que os estudantes tiveram a oportunidade de aprofundar e desenvolver em contexto de estágio; (3) enumerar as competências técnicas adquiridas pelos estudantes da licenciatura em CM que defenderam o seu relatório entre 2018 e 2021 que os alunos não tenham desenvolvido anteriormente no âmbito da licenciatura e (4) obtenção de um conjunto de sugestões de melhoria relativamente aos conteúdos programáticos da licenciatura.
Para a recolha de informação teórica pré-existente sobre a temática das competências recorremos a técnicas de pesquisa documentais clássicas (Almeida, 1994), procedendo à recolha de dados documentais pré-existentes (Campenhoutdt e Quivy, 1995) e recorrendo a métodos de pesquisa e análise qualitativa (Costa, 2011), consultando diversas fontes de informação tais como livros e artigos científicos. Seguidamente, para a recolha dos dados necessários ao estudo procedemos à aplicação de um inquérito por questionário via email e posterior análise de conteúdo recorrendo ao método de análise quantitativa (Costa, 2011) para agrupar os dados recolhidos e obter informação relevante para o estudo. Importa salientar, que a população estatística alvo do presente estudo foi constituída por todos os alunos diplomados da licenciatura em CM do IPG que defenderam o seu relatório entre 2018 e 2021, num total de 99 diplomados. Por sua vez, a base de amostragem do estudo relatado foi constituída pelos alunos diplomados da licenciatura em CM do IPG anteriormente referido que responderam ao inquérito, num total de 52 alunos.
Após a análise, verificou-se que as competências transversais desenvolvidas por um maior número de indivíduos foram: liderança, trabalho sob pressão e falar em público e as desenvolvidas por menor número foram: orientação para os resultados; inovação; networking e autonomia. As competências técnicas adquiridas durante a licenciatura que os estudantes tiveram a oportunidade de aprofundar e desenvolver em contexto de estágio identificadas como desenvolvidas por um maior número de alunos foram: design gráfico, edição de vídeo e captação de imagem. As competências técnicas adquiridas pelos estudantes da licenciatura que não foram desenvolvidas anteriormente no âmbito da licenciatura são: iluminação de estúdio; realização e assistência de diretos e montagem de equipamento de filmagem. Por fim, foi possível agrupar as sugestões de melhoria em quatro categorias, nomeadamente: aprendizagem/conteúdos programáticos; ensino e respetivas metodologias; outras atividades e estágio curricular. Em suma, este estudo permitiu-nos verificar que os estágios curriculares, em particular no curso de CM do IPG, são uma fonte notória de competências transversais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.