Liderar em Contexto de Diversidade Cultural: Influências sobre o Líder

Autores

  • Mafalda Sousa Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP)
  • Catarina Brandão Centro de Psicologia da Universidade do Porto (CPUP) - Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP)

DOI:

https://doi.org/10.26537/iirh.vi10.4383

Palavras-chave:

Gestão da Diversidade Cultural, Liderança, Desafios dos líderes, Experiência multicultural

Resumo

Um dos desafios atuais dos líderes é a gestão de uma força de trabalho cada vez mais diversificada (Ng & Sears, 2020), nomeadamente a nível cultural, dada a intensificação da globalização (Samnani et al., 2012). Esta diversidade cultural pode ser representada por uma força de trabalho composta por diferentes grupos culturais (Seymen, 2006), os quais partilham valores, normas e sistemas de pensamento (Ferdman & Sagiv, 2012). A diversidade cultural é frequentemente associada à etnicidade, embora o estudo empírico de Desmet et al. (2017) revele não ser a melhor medida de diversidade cultural. Contudo, esta pode ser medida como diversidade nacional (Shore et al., 2009; Ferdman & Sagiv, 2012), a qual está associada a características visíveis (e.g., linguagem, estilos de comunicação, características físicas) e não-visíveis (e.g., crenças e valores; Buengeler & Den Harto, 2015). Shore et al. (2009) teorizaram um modelo integrativo da diversidade nas organizações baseado numa revisão da literatura sobre diversidade. Partindo deste modelo, e medindo a diversidade através da diversidade nacional, este estudo tem como objetivo identificar e descrever os fatores que influenciam a gestão da diversidade cultural por líderes.

Downloads

Publicado

2021-10:-04

Como Citar

Sousa , M. ., & Brandão , C. . (2021). Liderar em Contexto de Diversidade Cultural: Influências sobre o Líder. Conferência - Investigação E Intervenção Em Recursos Humanos, (10). https://doi.org/10.26537/iirh.vi10.4383