Perceções e ações dos estudantes de gestão face ao mercado de trabalho: um estudo binocular
DOI:
https://doi.org/10.26537/iirh.vi10.4380Palavras-chave:
Competências, Soft Skills, Hard Skills, Empregabilidade de Graduados, GestoresResumo
A temática do desenvolvimento de soft skills no Ensino Superior (ES) tem vindo a crescer em importância nas últimas décadas, à medida que se tem tornado mais evidente a necessidade que os licenciados possuem de não só terem ótimas competências técnicas, as também excelentes competências sociais, de gestão emocional, etc. para terem sucesso no mercado de trabalho. Uma das principais críticas que tem consistentemente sido feita às instituições de ES é a desadequação entre aquilo que é o seu foco em termos de desenvolvimento de competências e aquilo que o mercado de trabalho mais valoriza.
O presente trabalho compara as perceções dos estudantes universitários na área da gestão (N=78) relativamente à pertinência e à preparação fornecida pelas ES na área das soft skills para a sua futura profissão com as identificadas dos profissionais de gestão (N=112). Neste contexto, ambos os grupos avaliaram o inventário de competências transversais de Vieira e Marques (2014), identificando quer a importância de cada competência, quer o nível de preparação obtido pela mesma nas IES por parte dos jovens licenciados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.