Impactos da experiência de trabalho remoto na Gestão de Pessoas: os casos dos setores da Indústria e das Tecnologias da Informação
DOI:
https://doi.org/10.26537/iirh.vi10.4370Palavras-chave:
Home office, Trabalho Remoto, Pandemia de COVID19, Setor Indústria, Setor Tecnologias da InformaçãoResumo
O trabalho remoto, em casa ou em outro lugar, não é uma novidade na literatura académica (e.g., Donnelly & Johns, 2020; Errichiello & Pianese, 2016; Santana & Cobo, 2020; Yu et al., 2019). No entanto, no contexto da pandemia COVID-19, o seu uso nunca foi tão massivo e necessário. Globalmente, as organizações tiveram que se adaptar rapidamente ao trabalho de casa, em alguns casos, pela primeira vez, o que trouxe vários desafios para a Gestão de Recursos Humanos, os gestores e colaboradores das organizações.
Este estudo teve por objetivo geral analisar a resposta à imposição do trabalho remoto, em concreto à modalidade de “trabalho a partir de casa” (home-office), derivada da crise de saúde pública mundial provocada pela pandemia COVID-19. Esta investigação procurou evidenciar por um lado os desafios na gestão de trabalhadores remotos por parte das chefias diretas e, por outro lado, realçar as mudanças necessárias nas práticas de gestão de recursos humanos. Procurou, também, conhecer o impacto do trabalho remoto na perspetiva dos colaboradores e como este se relaciona com as práticas desenvolvidas e experienciadas.
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