Os desafios digitais na gestão da carreira: o caso da população ativa com mais de 40 anos
DOI:
https://doi.org/10.26537/iirh.vi10.4369Palavras-chave:
Desenvolvimento de carreira, Competências digitais, Mercado de trabalho, Gerações, Transformação digitalResumo
Numa economia onde o conhecimento e o processamento da informação são fatores determinantes, a utilização das tecnologias de informação e comunicação revela-se como crucial para o sucesso do desempenho e da competição das empresas (Meyer, 2008). Neste contexto, são muitos os desafios que se colocam à população ativa (Tverdushka & Stoliaruk, 2020), nomeadamente para manter ou procurar trabalho/ emprego. Estes desafios são agudizados para as pessoas que na sua formação e qualificação inicial não foram familiarizados com as ferramentas digitais e se encontram a meio ou no final da sua carreira pelo que têm mais dificuldades em utilizar a tecnologia (Soja & Soja, 2020), o que implica que ao longo da sua carreira tiveram/têm de adquirir e desenvolver as suas competências digitais (Forrier & Sels, 2003).
Este trabalho teve como objetivo estudar a relação entre o nível das competências digitais e o percurso profissional da população portuguesa com mais de 40 anos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.