Revolução industrial 4.0 e desenvolvimento de competências
Avaliação do Projeto Universidades do Futuro
DOI:
https://doi.org/10.26537/iirh.vi10.4368Palavras-chave:
Academia do Futuro, Revolução I4.0, Ensino Híbrido, Soft Skills, Literacia Digital, Formação ExecutivaResumo
Introdução
A realidade com a qual lidamos atualmente é absolutamente desafiadora no que diz respeito aos nossos paradigmas de resolução de problemas mais conservadores. Os avanços tecnológicos, as transformações sociais, bem como os perfis dos atuais líderes (nas empresas ou nas instituições públicas) destas primeiras décadas do milénio, implicam que os gestores e futuros executivos estejam adequadamente preparados para responder com sucesso a esta Nova Era em que a Revolução Industrial 4.0 (I4.0), se está desenvolvendo. Conscientes desses enormes desafios, foi desenvolvido um projeto internacional durante cerca de três anos com diferentes propostas educativas e que agora se apresentam, avaliam e exigem a nossa reflexão. Procurando responder às múltiplas solicitações que os empregadores reclamam repetidamente sobre o gap que existe entre as competências desenvolvidas na Academia e as que são necessárias no Contexto Industrial, o projeto Universities of the future - UoF, procurou diminuir o fosso entre estas duas realidades através de uma oferta formativa diferente, (co)construída entre equipas representantes de diferentes contextos para um melhor perfil de competências dos “executivos/as 4.0”.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.