O trabalho remoto como consequência da pandemia covid-19: a resposta da GRH
DOI:
https://doi.org/10.26537/iirh.vi10.4367Palavras-chave:
Trabalho Remoto, Gestão de Recursos Humanos, Pandemia Covid-19, Gestão em Ambientes de IncertezaResumo
O trabalho remoto não é um fenómeno recente. A sua existência remonta à década de 70 do século XX, sendo visto como uma possível resposta à crise do petróleo que abalou os Estados Unidos da América (EUA). Esta modalidade de trabalho permitia que uma em cada sete pessoas trabalhasse a partir de casa, reduzindo substancialmente a necessidade de importar petróleo (Costa, 2007; Tavares, 2017). O trabalho remoto representa um esquema de trabalho flexível que permite aos colaboradores usar as tecnologias de informação em seu proveito para criar um local de trabalho alternativo ao ambiente de escritório tradicional, permitindo trabalhar a partir de qualquer lugar (Nilles, 1994; Nogueira & Patini, 2012; Balabanova & Balabanov, 2020; Park & Cho, 2020).
O surgimento da Covid-19, em finais de 2019, na China, foi declarada pela Organização Mundial de Saúde como pandemia em 11 de março de 2020, levou inúmeras organizações a optar pelo trabalho remoto, o que demandou uma resposta imediata e eficiente por parte da gestão de recursos humanos (GRH).
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