A Revolução 4.0 e o Futuro do Trabalho

Um Estudo Exploratório em Empresas Portuguesas

Autores

  • Liliana Silva Centro de Estudos Organizacionais e Sociais e Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto do Instituto Politécnico do Porto
  • Marlene Silva Centro de Estudos Organizacionais e Sociais e Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto do Instituto Politécnico do Porto
  • Dora Martins Centro de Estudos Organizacionais e Sociais e Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto do Instituto Politécnico do Porto; Unidade de Investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas da Universidade de Aveiro

DOI:

https://doi.org/10.26537/iirh.vi10.4364

Palavras-chave:

Transformação Digital, Indústria 4.0, Competências, Trabalhador 4.0

Resumo

A introdução do conceito de Indústria 4.0, a partir de 2011, impulsionou um processo de transformação digital com especial foco, neste estudo, no impacto no mercado de trabalho. Neste sentido, as profissões têm sofrido alterações através da introdução de máquinas e tecnologias que impulsionam várias mudanças. Por um lado, tem existido um grande investimento das organizações para o recurso à vertente digital, acreditando ser indispensável para garantir uma vantagem competitiva. Por outro lado, tem existido igualmente um investimento na capacitação de profissionais para uma adaptação fácil natural às exigências do mercado. Assim, as competências que as empresas procuram atualmente mudaram para dar resposta a um mercado cada vez mais rápido, daí que capacitar os profissionais com as competências necessárias para dar resposta ao negócio, gerando um acréscimo de valor, torna-se essencial para a sobrevivência e consequente desenvolvimento das empresas e negócios.

Este trabalho de investigação, trata um tema emergente, ainda pouco desenvolvido e explorado, tendo-se colocado a seguinte questão de partida: Qual o impacto da Revolução 4.0 nos perfis funcionais e competências procuradas pelas empresas em Portugal? Assim, o objetivo geral deste estudo consiste em conhecer as transformações digitais ocorridas nas empresas portuguesas e quais as competências requeridas na Era 4.0. Procuramos identificar as principais transformações digitais ocorridas desde o início da Indústria 4.0 e com isso identificar as competências procuradas pelas empresas na Era 4.0.

Downloads

Publicado

2021-10-20

Como Citar

Silva , L. ., Silva , M. ., & Martins , D. . (2021). A Revolução 4.0 e o Futuro do Trabalho: Um Estudo Exploratório em Empresas Portuguesas. Conferência - Investigação E Intervenção Em Recursos Humanos, (10). https://doi.org/10.26537/iirh.vi10.4364