Tecnoeustress nos Docentes do Ensino Superior
Podem as novas tecnologias gerar stress positivo?
DOI:
https://doi.org/10.26537/iirh.vi10.4346Palavras-chave:
Docente do Ensino Superior, Tecnoeustress, Tecnostress, TICResumo
Nas últimas décadas, as tecnologias de informação e comunicação (TIC) transformaram a vida quotidiana, social e do trabalho, com uma abrangência e velocidade de propagação destacadamente superior a qualquer outro período da história humana. No plano organizacional, a incorporação da nova realidade nos processos de negócio e de trabalho tem sido progressiva, extensiva e fundamental para a competitividade.
O setor do ensino, enquanto vetor de prosperidade de qualquer país, tem acompanhado os imperativos inerentes à Revolução 4.0. A implementação da agenda digital no ensino superior (ES) produz mudanças na atividade e cria formas de pressão acrescidas num dos seus principais atores, o docente. O stress induzido pelo uso das tecnologias – tecnostress – tem sido alvo de atenção crescente na investigação e na prática, sobretudo devido aos seus eventuais efeitos nocivos, preocupações que se acentuaram durante a pandemia COVD-19. Com a prevalência do teletrabalho, os docentes ES têm efetuado um enorme esforço de adaptação a uma nova realidade pedagógica e tecnológica. Porém, mesmo em tempos adversos e num mundo BANI, é possível perspetivar que a utilização das TIC no trabalho possa ser benéfica para estes profissionais e respetivas instituições.[...]
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