O desenvolvimento de recursos humanos e a conciliação trabalho-formação-família. O caso do trabalhadores-estudantes do ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.26537/iirh.vi10.4336Palavras-chave:
Desenvolvimento de Recursos Humanos, Conciliação, Trabalho, Família, Práticas de Gestão de Recursos Humanos, Trabalhador-estudanteResumo
O desenvolvimento dos recursos humanos cobre as funções relacionadas com a formação, o desenvolvimento de carreiras, o desenvolvimento organizacional e a investigação e desenvolvimento, juntamente com outras funções organizacionais de recursos humanos, capazes de fomentar a capacidade de aprendizagem a todos os níveis da organização, integrar a cultura de aprendizagem em toda a estratégia de negócio e promover os esforços organizacionais para atingir elevada qualidade e performance (Slotte et al., 2004).
No atual contexto socioeconómico e cultural global em acelerada e constante mudança, as organizações flexíveis exigem recursos humanos flexíveis, sendo a formação um requisito fundamental para a elevação dos níveis de qualificação, polivalência, responsabilização, comunicação ou trabalho em equipa (Kovács, 2002).
Em sentido amplo, o conceito de formação agrega todas as atividades planeadas para dotar os trabalhadores de conhecimentos e competências que lhes permitam melhorar o desempenho das suas funções. Neste sentido, a formação é um importante instrumento de desenvolvimento dos recursos humanos, capaz de dotar as organizações de pessoas capazes para ocupar posições chave nas empresas (Serrano, 2009).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.