A profissionalização e o processo de formação na administração pública: caso de Angola
DOI:
https://doi.org/10.26537/iirh.vi10.4333Palavras-chave:
Administração Pública, Profissionalização, Formação, FuncionárioResumo
Com o processo da reforma é notável a preocupação que cai sobre os recursos humanos, com a adoção de uma política racional, qualificada e a formação profissional. Em Angola, a definição de um plano nacional de formação de quadros e reconversão de carreiras teve como atenção a qualificação e valorização dos funcionários públicos.
A profissionalização tem recaído nas carreiras técnicas e é o escape para o desenvolvimento de serviços públicos. O investimento na formação gera um novo ambiente e mudança comportamental voltado para serviços profissionalizados e um novo olhar para a execução de tarefas e futuro da administração.
O tempo que vivemos tem sido de constantes mudanças e aumentam as exigências do cidadão para com as instituições do Estado, logo, a administração pública precisa modernizar-se e capacitar os seus funcionários para acompanhar as novas dinâmicas da nova sociedade. Deste modo, essencial é que se preste serviço com qualidade para a satisfação da coletividade. Por esta, razão levanta-se como problema de pesquisa de como se pode superar as situações vivenciadas nas instituições públicos: reclamações, insatisfação, qualidade de serviços, falta de ética profissional, o incumprimento de procedimentos, etc.; de que maneira, os funcionários da administração pública devem prestar serviços de interesse público face aos desafios do contexto atual das sociedades? O objetivo centra-se em identificar os pressupostos do processo da profissionalização associado a formação em contexto público.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.