As práticas amigas da família e a gestão de fronteiras: o papel explicativo na relação trabalho-família

Autores

  • Daniela Geraldes Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa
  • Maria José Chambel Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa
  • Vânia Sofia Carvalho Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.26537/iirh.vi10.4330

Palavras-chave:

Práticas Amigas da Família, Controlo de Fronteiras, Relação Trabalho-Família, Segmentação de Fronteiras

Resumo

Face às alterações laborais e demográficas dos últimos anos, bem como a inclusão da tecnologia no dia-a-dia dos colaboradores (McCloskey, 2016), as organizações procuraram responder de forma a alterar estruturas e princípios que permitissem um ambiente amigo da família. Para tal, as organizações apostaram na disponibilização de práticas que comummente se designam “amigas das famílias”. Porém, estas têm apresentado resultados inconsistentes quanto ao seu papel na relação trabalho-família. Adicionalmente, uma análise integrativa da relação entre a gestão das fronteiras trabalho-família e estas práticas tem sido pouco explorada na literatura, existindo um foco em práticas de flexibilidade (Grawitch & Barber, 2010).

O presente estudo tem como objetivo explorar as relações supracitadas, destacando uma metodologia que avalia o efeito das práticas na relação trabalho-família em dois momentos, conforme aconselhado (Kelly et al., 2008).

Este estudo discute, finalmente, implicações para pesquisas futuras e para departamentos de recursos humanos.

Downloads

Publicado

2021-10:-20

Como Citar

Geraldes , D. ., Chambel , M. J. ., & Carvalho, V. S. . . (2021). As práticas amigas da família e a gestão de fronteiras: o papel explicativo na relação trabalho-família . Conferência - Investigação E Intervenção Em Recursos Humanos, (10). https://doi.org/10.26537/iirh.vi10.4330

Edição

Secção

Políticas de Desenvolvimento de Recursos Humanos