E se eu enganar o entrevistador… será que resulta?

Autores

  • Patrícia Salgueiro Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida
  • Ana Sabino Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida; Centro de Administração e Políticas Públicas do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa
  • Francisco Cesário Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida; Centro de Administração e Políticas Públicas do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.26537/iirh.vi10.4323

Palavras-chave:

Gestão de Impressões Enganosa, Atratividade Organizacional, Processos de Seleção, Entrevistas

Resumo

A entrevista de seleção é um dos métodos de eleição na seleção de colaboradores para uma organização (Bourdage et al., 2020). O objetivo do candidato é aumentar a sua probabilidade de ser o selecionado para a oferta de emprego a que se candidata, destacando-se dos demais que estão na mesma situação. Para isso, muitas vezes é utilizada a Gestão de Impressões com a finalidade de conseguir transparecer uma certa imagem ao entrevistador, que seja considerada como a melhor, pelo candidato (Bill et al., 2020). A gestão de impressões pode ter uma natureza honesta ou enganosa, sendo que o presente trabalho centrar-se-á na vertente enganosa. Apesar da pertinência e implicações práticas da adoção de comportamentos enganosos em contexto de entrevista de seleção, verifica-se ainda uma necessidade de estudos que compreendam a relação destes comportamentos com fatores contextuais e a sua eficácia. Neste seguimento, emergem as seguintes questões de investigação: “Será que a intenção de um candidato transmitir uma falsa impressão sua está relacionada com a atratividade de uma dada organização?”; “Será que os indivíduos que transmitem uma falsa impressão na entrevista de seleção são selecionados? Que tipo de perfil é selecionado?”; “Será que certas características pessoais vão moderar a relação entre a utilização de comportamentos de gestão de impressões enganosa com a atratividade da organização?”.[...]

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Publicado

2021-10-20

Como Citar

Salgueiro, P. ., Sabino , A. ., & Cesário , F. . (2021). E se eu enganar o entrevistador… será que resulta? . Conferência - Investigação E Intervenção Em Recursos Humanos, (10). https://doi.org/10.26537/iirh.vi10.4323

Edição

Secção

Políticas de Desenvolvimento de Recursos Humanos