Análise da relação entre a servant leadership e a criatividade: o papel da motivação intrínseca e do job crafting
DOI:
https://doi.org/10.26537/iirh.vi10.4308Palavras-chave:
Servant Leadership, Criatividade, Motivação intrínseca, Job craftingResumo
O bem-estar e o desenvolvimento das pessoas no contexto de trabalho, têm ganho nos últimos anos considerável centralidade tanto no domínio da pesquisa científica, como no campo da gestão de recursos humanos. Daqui resulta uma natural vantagem competitiva que se traduz, entre outros aspetos, num incremento de comportamentos de invocação e criatividade. Contudo, mantém-se pertinente a análise dos fatores individuais e contextuais potencialmente promotores da criatividade individual no contexto de trabalho (Yoshida et al., 2014). Neste sentido, a servant leadership surge como uma abordagem de liderança interessante, na medida em que promove a integridade e dedica-se a ajudar os outros (Liden et al., 2015). Este estilo de liderança tem sido associado a comportamentos de cidadania organizacional, confiança no líder e a criatividade. Tomando como referência a teoria da conservação dos recursos (Hobfoll, 1989, 2002) e o modelo das exigências-recursos do trabalho (Demerouti et al., 2001), foi desenvolvido um estudo tendo em vista o exame da relação entre a servant leadership e a criatividade bem como, dos processos psicológicos subjacentes, nomeadamente, a motivação intrínseca e o job crafting.
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